Repositório Digital

A- A A+

Volumes de espessamentos de superfícies compactas em variedades Riemannianas completas de dimensão 3 e aplicações

.

Volumes de espessamentos de superfícies compactas em variedades Riemannianas completas de dimensão 3 e aplicações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Volumes de espessamentos de superfícies compactas em variedades Riemannianas completas de dimensão 3 e aplicações
Autor Figueiredo, Edson Sidney
Orientador Ripoll, Jaime Bruck
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduaçao em Matemática.
Assunto Variedades riemannianas
Resumo Nesta tese conseguimos obter uma extensão para a fórmula do volume de tubos de H. Weyl para o caso hiperbólico e obter estimativas para o raio de injetividade em termos de invariantes geométricos/topológicos. Provamos, também, que se M é mínima, compacta e mergulhada em S³; e se Λ é uma das componentes conexas de Λ então, obtivemos uma estimativa por baixo para o vol (Λ) em termos da topologia e da geometria intrínsica de M.
Abstract In this work we obtain an extension of Weysl's tube formula to the hiperbolic space and estimatives of the radius of injectivity in terms of geometric and topologi- cal invariants. We also prove that if M is a minimal surface, compact and embedded in S³; and if Λ is the connected component of Λ; then obtain a below estimatives for vol (Λ) in terms of the topology and intrinsic geometry of M:
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/7854
Arquivos Descrição Formato
000558501.pdf (274.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.