Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorMattos, Luiz Felipe Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:10:59Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7873pt_BR
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que as concepções pedagógicas do professor norteiam sua conduta docente, quer como limitação, quer como inspiração, a pesquisa apresentada nesta Dissertação objetivou explicitar estas concepções pedagógicas. A partir de tópicos como a visão dos docentes envolvidos no Projeto Pedagógico sobre suas atividades de ensino; qual conceito de saúde está subjacente às suas práticas pedagógicas; qual a natureza de seu envolvimento com o Projeto, se como construtor ou implementador do mesmo; qual o grau de entendimento das novas propostas e qual a capacidade adaptativa dos docentes às novas diretrizes do Projeto Pedagógico esta dissertação buscou estabelecer o grau de alinhamento das posturas pedagógicas dos docentes com o novo Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul de 2003, assim como sua influência na plena implantação deste. Este Projeto Pedagógico fez parte do esforço do curso médico em adaptar-se às Diretrizes Nacionais Curriculares do Conselho Nacional de Ensino e, principalmente, em modificar a trajetória do ensino médico. A pesquisa teve como foco os professores proponentes do Projeto, pertencentes ao Colegiado do Curso de Medicina e os professores executores das então denominadas Unidades de Ensino Médico implantadas até o momento da realização deste trabalho. Esta análise, sob a ótica do inédito viável ou a utopia impossível, partiu das contribuições dos estudiosos em educação - da compreensão do processo de ensino-aprendizagem - tendo como base Vygotsky, Piaget e Paulo Freire, passando pelas aprendizagens significativas desenvolvidas por Ausuber e Novak. A metodologia da pesquisa baseou-se em de entrevistas semi-estruturadas, gravadas em fitas magnéticas de áudio. Na Dissertação, estas análises apareceram primeiramente focadas nas considerações dos proponentes individualmente. Após, a análise comparativa ocorreu entre as convergências e as diferenças das opiniões emitidas, sempre tendo o Projeto Pedagógico como base de confrontação. Posteriormente, o mesmo foi realizado para os professores executores. Como resultado destas análises, ao final, foi traçado um quadro da situação percebida a partir da nova concepção pedagógica até a implementação do Projeto e as estratégias utilizadas por todos os envolvidos nesta tarefa. Através de perguntas diretas sobre os tópicos-chave para o entendimento da situação de saúde existente e a relevância do professor como agente de manutenção ou de transformação desta realidade, a pesquisa buscou identificar aspectos de convergência e dissonância entre os conteúdos das entrevistas e o conteúdo do Projeto Pedagógico, com vistas à implementação das mudanças propostas.pt_BR
dc.description.abstractWe set out with the premise that the pedagogical views educators hold shape their practice, either inspiring or limiting their professional conduct. The research presented in this thesis spelled out these pedagogical perspectives. We started with topics such the pedagogical views the educators involved in the new Pedagogical Project devised for the School of Medicine of Universidade de Caxias do Sul in 2003 had, what health concepts underlined their practice, what was their commitment with the Project, either as developers or only implementators, and their understanding of the new proposals and their capacity to adapt to the new guidelines devised in the Project. This study attempted to establish the educators' alignment with the pedagogical project. The Pedagogical Project was primarily an effort of the Medical School to conform itself to the National Guidelines established by the National Board of Education, and, most important, an attempt to change the medical training. The research focused both on the proponents of the Project, who were members of the Board of the School of Medicine, and the teachers who actually put into practice the new Medical Teaching Units. The analysis, under the perspective of the ‘new and viable’ or ‘impossible utopia’, was based on the works of authors who extensively studied the educational processes, such as Vygotsky, Piaget, and Paulo Freire. It 1171 52 also encompasses the works of Ausuber and Novak and what they called “meaningful learning”. Semi-structured taped-recorded interviews constitute the data of this research. The first step was to determine the ideas presented by the proponents of the new Pedagogical Project individually. Subsequently we analyzed the points of convergence and dissent, having always the project as the basis for the analysis. The same procedure was employed with the teachers who actually implemented the Project. The results were then outlined, so that we could have an overview of the whole process, from conception to implementation, as well as the strategies employed by the participants in carrying out the implementation. Building on direct questions about the key topics, so that we could have a better understanding of the current health situation and the relevance of teachers as agents of maintenance or change, this study tried to identify aspects of convergence and dissent between the contents of the interviews and the content of the Pedagogical Project, aiming at the realization of the proposed changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedical trainingen
dc.subjectUniversidade de Caxias do Sul. Curso de Medicina.pt_BR
dc.subjectPedagogical projecten
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeaching learningen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEnsino médico em mudança : o inédito viável ou a utopia impossível?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000559474pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples