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dc.contributor.advisorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSilva, Claudia Regina dapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:11:00Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7874pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca responder a algumas das inquietações e desafios que se instalam com a experiência de se realizar a inclusão digital num telecentro comunitário. Situada no campo da educação não formal, tal experiência se caracteriza pela ausência de parâmetros que norteiem as ações dos atores sociais que dela tomam parte. A pesquisa parte de uma intervenção que propõe o exercício do diálogo com os monitores (jovens responsáveis pelo atendimento à comunidade no telecentro Chico Mendes, em Porto Alegre), através de encontros presenciais e da utilização de um ambiente telemático interativo. A investigação busca caracterizar os modos de ação coletiva, as evidências de autoria e produção de sentidos, considerando os enunciados destes sujeitos na experiência relacional cotidiana de um projeto de inclusão digital. Os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e Alberto Melucci orientam a intervenção. O dialogismo, categoria bakhtiniana que conceitua a experiência relacional entre sujeitos e entre discursos, também esclarece a produção do sentido, que ocorre entre um enunciado e outro. A proposta de análise da complexa sociedade contemporânea construída por Melucci contribui para definir o olhar sobre o lugar em que vivem e se manifestam estes jovens, com suas marcas identitárias e modos específicos de ação coletiva. A análise se estrutura a partir de analisadores (momentos de ruptura, situações de conflito, que exigem escolhas e tomadas de posição) e do exercício de mapear sentidos na leitura dos enunciados dos monitores. Esta pesquisa desenvolveu-se junto ao Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC), do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e está inserida na linha de pesquisa O Sujeito da Educação: Conhecimento, Linguagens e Contextos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cogniçãopt_BR
dc.subjectTelecentro Chico Mendespt_BR
dc.subjectBakunin, Mikhail Alexandrovich 1814-1876pt_BR
dc.subjectMelucci, Albertopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEducação comunitáriapt_BR
dc.subjectConstrução de sentidopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleProdução de sentidos e autoria no cotidiano de um telecentro comunitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000559499pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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