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Vivendo um projeto em família : consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional

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Vivendo um projeto em família : consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional

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Título Vivendo um projeto em família : consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional
Autor Schmitz, Daniela Maria
Orientador Jacks, Nilda Aparecida
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Beleza feminina
Consumo
Estudos de recepção
Meios de comunicação de massa
Modelo (Profissão)
[en] Life project
[en] Media consumption
[en] Mediations
[en] Modeling
[en] Uses
Resumo Esta pesquisa busca compreender como o consumo midiático de padrões de beleza feminina, mais especificamente das modelos profissionais, pode estar implicado no desejo juvenil de seguir essa carreira. Filiando-se à abordagem sociocultural do consumo de García Canclini (2006) e à teoria do uso social dos meios (Martín-Barbero, 2003), investiga-se como a mídia e a família operam mediações na construção desse desejo. A noção de sonho, desde o aporte de Campbell (2001), e de projeto de vida (Velho, 2003) também são mobilizadas para dar conta da problemática. A partir de uma perspectiva multimetodológica, os dados construídos em campo evidenciaram a dimensão do prazer e da fantasia que estão inscritos no sonho de ser modelo e na relação que as jovens estabelecem com os conteúdos midiáticos sobre essa atividade profissional.
Abstract This research aims to understand how the media consumption of feminine beauty standarts, more specifically of professional models, may be implicated in the youthful desire of following a modeling career. Adhering to García Canclini (2006) sociocultural approach of consumption, and to the social use of media theory (Martín-Barbero, 2003), it investigates how media and family operate as mediators of this desire’s construction. The notions of “dream” (Campbell, 2001) and “life projects” (Velho, 2003) are also utilized to explain the issue. From a multimethod perspective, the data constructed in the field evidenced the dimensions of pleasure and fantasy inscribed into the dream of being a model and in the relation that young women establish with media content regarding this professional activity.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/78770
Arquivos Descrição Formato
000900717.pdf (5.197Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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