Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Daniela Mariapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-09T01:48:29Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78770pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa busca compreender como o consumo midiático de padrões de beleza feminina, mais especificamente das modelos profissionais, pode estar implicado no desejo juvenil de seguir essa carreira. Filiando-se à abordagem sociocultural do consumo de García Canclini (2006) e à teoria do uso social dos meios (Martín-Barbero, 2003), investiga-se como a mídia e a família operam mediações na construção desse desejo. A noção de sonho, desde o aporte de Campbell (2001), e de projeto de vida (Velho, 2003) também são mobilizadas para dar conta da problemática. A partir de uma perspectiva multimetodológica, os dados construídos em campo evidenciaram a dimensão do prazer e da fantasia que estão inscritos no sonho de ser modelo e na relação que as jovens estabelecem com os conteúdos midiáticos sobre essa atividade profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how the media consumption of feminine beauty standarts, more specifically of professional models, may be implicated in the youthful desire of following a modeling career. Adhering to García Canclini (2006) sociocultural approach of consumption, and to the social use of media theory (Martín-Barbero, 2003), it investigates how media and family operate as mediators of this desire’s construction. The notions of “dream” (Campbell, 2001) and “life projects” (Velho, 2003) are also utilized to explain the issue. From a multimethod perspective, the data constructed in the field evidenced the dimensions of pleasure and fantasy inscribed into the dream of being a model and in the relation that young women establish with media content regarding this professional activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia consumptionen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectMediationsen
dc.subjectEstudos de recepçãopt_BR
dc.subjectUsesen
dc.subjectLife projecten
dc.subjectBeleza femininapt_BR
dc.subjectModelingen
dc.subjectModelo (Profissão)pt_BR
dc.titleVivendo um projeto em família : consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000900717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples