Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Paulopt_BR
dc.contributor.authorOtharan, Cassius Pintopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:11:04Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7881pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata da questão de formação e gestão de preços em uma Instituição de Ensino Superior – IES. Identifica como se dá o processo, a partir da variável mercado e do posicionamento estratégico. Através de um estudo de caso, foi feita a avaliação do setor usando as Cinco Forças de Porter (forças competitivas). Ainda foi analisado o posicionamento estratégico da IES Modelo que é o caso em questão. Os motivos e objetivos norteadores da alteração dos valores de mensalidades dos cursos de graduação são identificados. É feita a descrição do processo e análise crítica do modelo de decisão de preços da IES.O atual cenário das Instituições de Ensino Superior no Brasil evidencia uma situação mais complexa nos últimos anos. As entidades têm se deparado com preocupações que antes não faziam parte da sua gestão. O fim da expansão da demanda e o aumento da concorrência são fatores que exigem destas entidades uma maior excelência nas tomadas de decisões. Gerenciar os preços dos cursos, através de uma análise comparativa com as reais situações do mercado é fundamental para que os objetivos institucionais sejam alcançados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.titleFormação e gestão de preços em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000559586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples