Repositório Digital

A- A A+

Service versioning and compatibility at feature level

.

Service versioning and compatibility at feature level

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Service versioning and compatibility at feature level
Outro título Versionamento e compatibilidade de serviços em nível de feature
Autor Yamashita, Marcelo Correa
Orientador Galante, Renata de Matos
Co-orientador Becker, Karin
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Maquina virtual
Redes : Computadores
Seguranca : Redes : Computadores
Sistemas embarcados
[en] Service compatibility
[en] Service evolution management
[en] Service versioning
Abstract Service evolution requires sound strategies to appropriately manage versions resulting from changes during service lifecycle. Typically, a service version is exposed as a description document that describes the service functionality, guiding client developers on the details for accessing the service. However, there is no standard for handling the versioning of service descriptions, which implies on difficulties on identifying and tracing changes as well as measuring their impact, particularly in a finer grain perspective. Compatibility addresses the graceful evolution of services by considering the effects of changes on client applications. It defines a set of permissible change cases that do not disrupt the service external integration. However, providers cannot always guarantee that the necessary changes yield compatible service descriptions. Moreover, the concept of compatibility is often applied to the entire service description, which can not be representative of the actual use of the service by a particular client application. So, it is the client’s developers responsibility to assess the extent of the change and their impact in their particular usage scenario, which can be hard and error-prone without proper change identification mechanisms. This work addresses service evolution in a finer grain manner, which we refer to as feature level. Hence, we propose a versioning model and a compatibility algorithm at feature level, which allows the identification and qualification of changes impact points, their ripple effect, as well as the assessment of changes’ compatibility in this finer grain of features. This work also reports an experiment based on a real service, which explores the versioning model to assess the scope of implicit and explicit changes and their compatibility assessment.
Resumo A evolução de serviços requer estratégicas para lidar adequadamente com a gerência de versões resultantes das alterações ocorridas durante o ciclo de vida do serviço. Normalmente, uma versão de serviço é exposta como um documento que descreve a funcionalidade do serviço, orientando desenvolvedores clientes sobre os detalhes de acesso ao serviço. No entanto, não existe um padrão para o tratamento de versões dos documentos que descrevem o serviço. Isso implica na dificuldade de identificação e localização de alterações, bem como na medição do seu impacto, especialmente em uma perspectiva mais granular. A compatibilidade aborda um estilo mais elegante de evolução de serviços, considerando os efeitos provenientes das alterações nas aplicações cliente. Ela define um conjunto de alterações permissivas, as quais não afetem a integração externa com o serviço. Entretanto, provedores não conseguem garantir que as alterações necessárias ao serviço estarão no conjunto de alterações compatíveis. Além disso, o conceito de compatibilidade é muitas vezes aplicado sobre a descrição do serviço como um todo, o que pode não ser representativo do uso real do serviço por uma aplicação cliente em particular. Assim, é de responsabilidade dos desenvolvedores clientes avaliar a extensão das alterações no serviço a fim de medir o impacto no seu cenário em particular. Esse processo pode ser difícil e propenso a erros sem o uso de mecanismos de identificação de mudanças. Este trabalho aborda a evolução do serviço de maneira mais granular, o que chamamos de nível de feature. Desse modo, nós propomos um modelo de controle de versões e um algoritmo de compatibilidade a nível de feature, que permite a identificação e qualificação do impacto das alterações, assim como a avaliação da compatibilidade das mudanças neste nível de feature. Este trabalho também apresenta um experimento com base em um serviço real, que explora o modelo de controle de versões para avaliar a extensão das mudanças implícitas e explícitas e sua avaliação de compatibilidade.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/78867
Arquivos Descrição Formato
000900583.pdf (6.993Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.