Repositório Digital

A- A A+

ABC em companhias de seguros

.

ABC em companhias de seguros

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título ABC em companhias de seguros
Autor Pedro, Paulo Sergio
Orientador Schmidt, Paulo
Data 2006
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Contabilidade de custos
Controladoria
Custeio baseado em atividades
Gestão estratégica
Seguradora
Resumo Frente às profundas transformações que vêm ocorrendo no mercado segurador brasileiro formando um ambiente competitivo, a estrutura das Companhias de Seguros vem sofrendo alterações que demandam novas formas de gerenciamento. Na gestão de custos, há diversos métodos dentre os quais o Custeio Baseado em Atividades – ABC. Este sistema de custeio não apenas mensura custos, mas também contribui para a geração de informações que propiciam a gestão de custos e o aperfeiçoamento dos processos empresariais, bem como subsidia decisões estratégicas e operacionais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um estudo de como utilizar o Custeio Baseado em Atividades na apuração dos Custos das Companhias de Seguros. O trabalho, também, define e apresenta as principais características do setor de seguros, destacando a sua importância para a economia do País e apresenta uma proposta de metodologia de implementação do Custeio por Atividades (ABC), para empresa de Seguros, descrevendo-se os passos necessários para a sua implementação. Dispõe-se, ainda, a auxiliar, através das observações e conclusões, Seguradoras que estejam implantando, ou que pretendam implantar, este sistema de custos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7887
Arquivos Descrição Formato
000559814.pdf (491.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.