Repositório Digital

A- A A+

O ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolar

.

O ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino da língua portuguesa nas práticas educomunicativas e outros aspectos da educomunicação no ambiente escolar
Autor Moreira, Roxana Furtado
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Educomunicação
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Resumo Este trabalho tem como objetivo verificar de que forma o conceito de educomunicação, em todos os seus aspectos, está sendo trabalhado em uma escola pública de Porto Alegre que participa do projeto Alunos em Rede – Mídias Escolares, da Secretaria de Educação do município. Paralelo a isso, parte da análise propõe averiguar como as práticas educomunicativas interferem e auxiliam no ensino da Língua Portuguesa. A metodologia de pesquisa utilizada para coleta de dados envolve entrevistas com alunos, professores e pessoas ligadas à gestão da escola, além de observações e análise de material produzido. A educomunicação abrange várias práticas que podem ser utilizadas dentro do ambiente escolar para maximizar a aprendizagem e exercitar a cidadania dos estudantes. Pensando na melhoria da qualidade do ensino e das relações entre todos que fazem parte da comunidade educativa justifica-se a atenção dada a este tema. A partir disso torna-se importante conferir se a educomunicação está sendo praticada da forma mais adequada visando alcançar os objetivos a que ela se propõe. Para dar suporte às bases que norteiam o conceito de educomunicação - conceito este calcado nas ideias de Ismar Soares - e orientam a pesquisa foram usados como apoio desse estudo os Parâmetros Curriculares Nacionais e a teoria epistemológica de Jean Piaget. Após a explicitação da fundamentação teórica e da metodologia utilizada, o trabalho expõe os resultados da pesquisa feita na escola referida anteriormente, buscando demonstrar as reais implicações que as práticas educomunicativas geram na vida escolar dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78946
Arquivos Descrição Formato
000900471.pdf (1.765Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.