Repositório Digital

A- A A+

Northanger Abbey e a leitora em formação

.

Northanger Abbey e a leitora em formação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Northanger Abbey e a leitora em formação
Autor Costa, Mônica Chagas da
Orientador Zilberman, Regina
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Austen, Jane 1775-1817.
Leitor
Leitura
Literatura inglesa
[en] Morland, Catherine
[en] Northanger abbey
[en] Reader in training
[en] Reading
Resumo Esta monografia tem como objetivo analisar a figura da leitora em formação apresentada ao longo do romance de Jane Austen, Northanger Abbey. O trabalho consistiu na recolha dos momentos de leitura presentes no texto da escritora inglesa, e, a partir desse material, no estudo dessas representações. Buscou-se, nessa etapa, entender a relação do enredo com o processo de aprendizagem de leitura da personagem principal, e com o sistema literário no qual a autora se inseria. A segunda parte da pesquisa consistiu na análise mais detida da personagem principal, Catherine Morland, como uma leitora em formação, que resultou na delimitação de quatro características particulares a essa figura: o interesse profundo por romances, a proximidade da interpretação do mundo real e do ficcional, o funcionamento da leitura de cartas como marca de maturidade, e a fusão entre o processo de leitura de textos e o processo de leitura de pessoas e situações.
Abstract The objective of this work is to analyze the image of the female reader in training presented throughout Jane Austen’s Northanger Abbey. The study consisted in collecting reading moments found in the novel, and, based on this material, in the examination of these representations. This procedure aimed at understanding the relation between the plot and the main character’s process of learning how to read, and also the literary system in which the author was inserted. The second part of the research consisted in the close analysis of the protagonist, Catherine Morland, as a reader in training. This resulted in the delimitation of four particular characteristics of this image: the profound interest in novels, the proximity between the interpretation of the fictional and the real world, the function of letter reading as a mark of maturity, and the fusion between the process of reading texts and the process of reading people and situations.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/78948
Arquivos Descrição Formato
000900534.pdf (477.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.