Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZilberman, Reginapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Monica Chagas dapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-11T01:49:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78948pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo analisar a figura da leitora em formação apresentada ao longo do romance de Jane Austen, Northanger Abbey. O trabalho consistiu na recolha dos momentos de leitura presentes no texto da escritora inglesa, e, a partir desse material, no estudo dessas representações. Buscou-se, nessa etapa, entender a relação do enredo com o processo de aprendizagem de leitura da personagem principal, e com o sistema literário no qual a autora se inseria. A segunda parte da pesquisa consistiu na análise mais detida da personagem principal, Catherine Morland, como uma leitora em formação, que resultou na delimitação de quatro características particulares a essa figura: o interesse profundo por romances, a proximidade da interpretação do mundo real e do ficcional, o funcionamento da leitura de cartas como marca de maturidade, e a fusão entre o processo de leitura de textos e o processo de leitura de pessoas e situações.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the image of the female reader in training presented throughout Jane Austen’s Northanger Abbey. The study consisted in collecting reading moments found in the novel, and, based on this material, in the examination of these representations. This procedure aimed at understanding the relation between the plot and the main character’s process of learning how to read, and also the literary system in which the author was inserted. The second part of the research consisted in the close analysis of the protagonist, Catherine Morland, as a reader in training. This resulted in the delimitation of four particular characteristics of this image: the profound interest in novels, the proximity between the interpretation of the fictional and the real world, the function of letter reading as a mark of maturity, and the fusion between the process of reading texts and the process of reading people and situations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectAusten, Jane, 1775-1817pt_BR
dc.subjectNorthanger abbeyen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectReader in trainingen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectMorland, Catherineen
dc.titleNorthanger Abbey e a leitora em formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900534pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples