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Representacao social dos areais e midia

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Representacao social dos areais e midia

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Título Representacao social dos areais e midia
Autor Torres, Rozalia Brandão
Orientador Suertegaray, Dirce Maria Antunes
Co-orientador Guareschi, Pedrinho Arcides
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Arenização
Geografia física
Ideologia
Mídia
Representações sociais
[en] Free association
[en] Ideology
[en] Media
[en] Sandization
[en] Social representations
[es] Arenización
[es] Ideología
[es] La asociación libre
[es] Representaciones sociales
Resumo As Representações Sociais são uma forma de conhecimento prático, que agrega ideias que erigem conceitos, que por sua vez, transformam-se em representações. Os elementos constitutivos das representações sociais são a ancoragem e a objetivação, isto é, a capacidade de apreender uma ideia, levando-a da concretude à abstração, sendo na objetivação que transforma em signo uma ideia representada. São muitas as técnicas de estudo para se chegar às representações sociais, e aqui se optou pela entrevista semiestruturada, pela associação livre e pela técnica projetiva para se chegar à compreensão das representações sociais dos proprietários sobre o processo de arenização. A fim de confirmar que a mídia jornalística desempenha com maestria o papel de propagar ideologias construídas por determinados grupos representantes do capital especulativo, analisou-se 21 anos de matérias vinculadas ao tema arenização nos jornais Zero Hora e Correio do Povo, ao qual foram divididas em três temáticas: arenização, eucaliptos e Stora Enso. Por ideologia se entende o conjunto de ideias que objetivam ludibriar o entendimento e, confirmou-se que muitas representações construídas pela mídia em análise foram representações ideológicas. A partir da análise dos resultados, chegou-se a seis categorias de representações sociais para as palavras enunciadas; quatro categorias a partir do teste projetivo e, a duas categorias de representações para a forma como os entrevistados explicam o processo de arenização. Do cruzamento destes dados chegou às representações sociais que os proprietários construíram para o processo de arenização presente no sudoeste do Rio Grande do Sul. Assim como apresentado nos jornais de modo massivo, os proprietários utilizam-se dos vocábulos deserto e areal como se fossem sinônimos. Entretanto, ao contrário do expresso na mídia, não há o predomínio de um discurso alarmista, fatalista. Mas convergem com o apresentado nos jornais, com um foco eminentemente econômico-produtivista. Não foi possível confirmar integralmente todas as hipóteses de pesquisa, pois algumas se confirmaram parcialmente, outras não demonstraram relação. O nível instrucional só mostrou-se importante no teste projetivo. Possuir assistência técnica converge a um discurso mais homogêneo, mas ainda assim dependente do discurso ideológico expresso na mídia. A ação para recuperação em áreas de arenização se aproxima do propagado pela mídia.
Abstract The social representations are characterized by being the object of Social Psychologi since they are mental, psychic, immaterial, fluid and changeable. The social representations belong to communities and social groups and are the result of socialization. They are present in the materiality of speech in symbolic representation. The social representations ass ideas that build concepts, which in turn are transformed into representations. The constituent elements of social representations are anchorage and objectification, ie, the ability to learn an idea, taking it from concreteness to abstraction, and the object that transforms an idea into a sing represented. There are several study skills to reach effectively the representations. Therefore we opted for semi-structured interview, by free association and the projective technique to come to an understanding of social representations from the owners on the process of sandization. In order to confirm that the mass media masterfully plays the role of propagating ideologies constructed by certain groups of representatives in speculative capital, articles have been analyzed for 21 years associated with the topic sandization in the newspapers Zero Hora and Correio do Povo, which were divided into three themes: sandization, eucalyptus and Stora Enso. By ideology we mean the set of ideas that aim to deceive the understanding and it was confirmed that many representations constructed by the media in question were formed by ideological representations. From the analysis of the results, six categories of social representations for spoken words were obtained by the technique of free association; four categories from the projective test, and two categories of representation to explain the way the respondents referred to the sandization process. Crossing these data we got to the representations that the owners built to the process of sandization present in the southwest of Rio Grande do Sul. As presented in the newspapers so massively the owners use the words desert and sand as if they were synonyms. However, unlike expressed in the media there is predominance of an alarmist and fatalistic speech. But there is a convergence on the papers presented with an eminently economic-productive focus. We were unable to fully, confirm all the research hypotheses, partly because some were confirmed while others showed no relation. The instructional level only proved to be important in the projective test. Having technical assistance converges on a more homogeneous discourse, but is still dependent on the ideological discourse expressed in the media. The action for the recovery in areas of sandization approaches the media propagated.
Resumen Las representaciones sociales son una forma de conocimiento que se suma a construir conceptos de ideas, que a su vez se transforman en representaciones. Los elementos constitutivos de las representaciones sociales de anclaje y objetivación, es decir, la capacidad de captar una idea, tomándolo de concreción a la abstracción y la objetivación que transforman una idea en un signo representado. Hay muchas habilidades de estudio para lograr representaciones sociales, y aquí se optó por la entrevista semiestructurada, por asociación libre y la técnica proyectiva para llegar a una comprensión de las representaciones sociales de los propietarios en el proceso de arenización. Con el fin de confirmar que los medios de noticias magistralmente interpreta el papel de propagar ideologías construidas por los representantes de algunos grupos de capital especulativo, analizó 21 años de material relacionado con el tema arenización em lós periódicos Zero Hora y Correio do Povo, que se dividieron en tres temas: arenización, eucaliptos y Stora Enso. Por ideología entendemos el conjunto de ideas que tienen como objetivo engañar a la comprensión y confirmó que muchas representaciones construidas por los medios de comunicación en el análisis fueron las representaciones ideológicas. A partir del análisis de los resultados, fueron las seis categorías de las representaciones sociales de las palabras habladas, cuatro categorías de la prueba proyectiva, y las dos categorías de declaraciones para explicar cómo los encuestados explicar el proceso arenización. Cruzando estos datos provienen de las representaciones sociales que los propietarios construidas para procesar arenization presente en el suroeste de Rio Grande do Sul. Tal como se presenta en los periódicos tan masivas, los dueños de las palabras que se utilizan y las arenas del desierto, como si fueran sinónimos. Sin embargo, a diferencia expresada en los medios de comunicación, hay un predominio de un discurso alarmista y fatalista. Pero converger con los documentos presentados, con un enfoque eminentemente económico-productivista. No se puede confirmar plenamente todas las hipótesis de investigación, en parte porque algunos fueron confirmados, otros no mostraron relación. El nivel de instrucción sólo resultó importante en el test proyectivo. Contar con asistencia técnica converge a un discurso más homogéneo, pero aún depende de los discursos ideológicos expresados en los medios de comunicación. La acción de recuperación de las áreas de la arenización enfoques propagada por los medios de comunicación.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/78956
Arquivos Descrição Formato
000901182.pdf (6.726Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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