Repositório Digital

A- A A+

Nas entrelinhas da escrita : a literatura como instrumento de conscientização

.

Nas entrelinhas da escrita : a literatura como instrumento de conscientização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Nas entrelinhas da escrita : a literatura como instrumento de conscientização
Autor Prates, Rita Cibele
Orientador Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Assunto Contos
Ensino
Literatura comparada
[en] Comparative literature
[en] Society
[en] Tales
[en] Teaching
Resumo Este trabalho intenciona discorrer sobre Literatura de forma a abordar o seu papel, como instrumento conscientizador, particularmente, em sala de aula, entre os jovens do Ensino Médio. Para propiciar tal linha de raciocínio, será frisada a interdisciplinaridade da Literatura com outras matérias, como a História e a Psicologia, enfatizando o seu papel social, mais especificamente, salientando a Literatura como uma ferramenta capaz de auxiliar a pensar e repensar o universo que nos cerca. Assim sendo, o trabalho traz à baila uma breve reflexão sobre o conto, além de um ligeiro estudo sobre o gênero no Brasil, buscando, em suas origens, situá-lo no contexto social e político da época. No cerne da questão, uma reflexão sobre o papel conscientizador da Literatura, questões relativas à alteridade, à identidade; o diálogo da ficção literária com a realidade do nosso país, sua capacidade de refletir o que há por trás da letras. Em seguida, para melhor explorar o tema, a análise dos contos escolhidos; o comportamento real da sociedade que é representada nos textos literários. E, por fim, conclui-se, discorrendo a respeito da legitimidade do emprego intencional da Literatura, pelo professor, na escola, como instrumento conscientizador, formador de opiniões, valores, princípios.
Abstract This Conclusion of Course Work intends to discuss literature in order to address its role as an instrument conscientizing, particularly in the classroom, among young high school students. To provide such reasoning, will Beaded interdisciplinarity Literature with other subjects such as history and psychology, emphasizing their social role, more specifically, highlighting the literature as a tool to help think about the universe around us. So, the work brings up a brief reflection on the tale, but a slight study on gender in Brazil, seeking, in its origins, place it in the social and political context of the time. At the heart of the matter, a reflection on the role conscientizing Literature, issues relating to otherness, identity, dialogue of literary fiction with the reality of our country, its ability to reflect what's behind the letters. Then, to further explore the topic, the analysis of the stories chosen, the actual behavior of the society that is represented in literary texts. And finally, it is concluded, talking about the legitimacy of an intentional use of Literature, the teacher, the school as an instrument conscientizing, forming opinions, values, principles.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79027
Arquivos Descrição Formato
000900625.pdf (394.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.