Repositório Digital

A- A A+

O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática

.

O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a prática
Autor Fernandes, Isis Duarte
Orientador Sarmento, Simone
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua estrangeira (inglês)
Material didático
[en] Audiolingual method
[en] Communicative approach
[en] English language
[en] Listening
[en] Teaching
[en] Teaching material
Resumo O objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas.
Abstract The aim of this study is to analyze the teaching material used by a private English school from Porto Alegre, which is a franchise that can be found throughout Brazil. I intend to verify the extent to which this material is consistent with the theoretical and methodological premises announced by the school. The main focus of this study was the listening material used by the students in their preparation for classes. My main goal was to check the characteristics of the material in relation to the statement found in the schools’ official documents that the course adopts a communicative approach. In order to do that, I conducted an analysis of the audio CDs and the written method, which consists mainly of an extension of the listening material (transcriptions). After analyzing the data, it is possible to point out that the method is mainly based on the assumptions characteristic of the audio-lingual method, which are focused on repetition, memorization and substitution of words/forms within closed structures.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79034
Arquivos Descrição Formato
000900875.pdf (2.979Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.