Repositório Digital

A- A A+

A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem

.

A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A teoria das inteligências múltiplas no ensino de língua espanhola : recursos e estratégias de aprendizagem
Autor Moraes, Michelle Ferraz de
Orientador Nariño Rodriguez, Mónica
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Ensino de língua estrangeira (espanhol)
Inteligências múltiplas
Recursos didáticos
[es] Enseñanza de español
[es] Inteligencias múltiples
[es] Recursos didácticos
Resumo O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a tarefa dos professores, sobretudo os de língua espanhola, que não se acomodam frente a um aluno com dificuldades de aprendizado em sua matéria. Para tanto, sugerimos uma abordagem didática que tenha como perspectiva a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida na década de 80 pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner. Para o desenvolvimento desse estudo, tomaremos como base os pressupostos teóricos contidos em suas obras, sobretudo aqueles que reiteram a contribuição da teoria à educação. Pretendemos, com este trabalho, convidar o leitor a construir uma escola centrada no indivíduo, na qual o desenvolvimento cognitivo de cada aluno seja entendido como singular. Entretanto, somente o estudo da teoria mostrou-se insuficiente. Por essa razão, no decorrer deste trabalho propomos a aplicação de um questionário, a fim de auxiliar o professor na difícil tarefa de identificar o perfil cognitivo de seus alunos e, consequentemente, servir como norteador para a elaboração de atividades mais adequadas, levando-se em consideração a diversidade de inteligências encontradas dentro da sala de aula. Finalmente reunimos na parte final deste trabalho teoria e prática: apresentaremos uma seleção de dezesseis atividades para a aula de língua estrangeira (duas para o desenvolvimento de cada inteligência), as quais buscam contribuir com o trabalho do professor que pretende, além de desenvolver as Inteligências Múltiplas presentes em sua classe, diversificar seu trabalho diário.
Resumen Este trabajo tiene como objetivo colaborar con la tarea de los profesores, sobre todo los de lengua española, que no se acomodan ante un alumno con dificultades de aprendizaje en su asignatura. Así, sugerimos un enfoque didáctico que tenga como perspectiva la Teoría de las Inteligencias Múltiples, desarrollada en la década de 80 por el psicólogo cognitivo Howard Gardner. De esa manera, para el desarrollo de ese estudio, utilizaremos como base los postulados teóricos descritos en sus obras, especialmente aquellos que reiteran la contribución de la teoria a la educación. Pretendemos, con este trabajo, invitar el lector a construir una escuela centrada en el individuo, en la cual el desarrollo cognitivo de cada alumno sea entendido como singular. Sin embargo, sólo el estudio de la teoría se mostró insuficiente. Por eso, en el transcurso de este trabajo proponemos la aplicación de un cuestionario, a fin de auxiliar el profesor en la difícil tarea de identificar el perfil cognitivo de sus alumnos y, consecuentemente, servir como guía para la elaboración de actividades más adecuadas, que tengan en cuenta la diversidad de inteligencias encontradas en el aula. Finalmente, reunimos en la parte final de este trabajo teoría y práctica: presentáremos una selección de dieciséis actividades para la clase de lengua extranjera (dos para el desarrollo de cada inteligencia), las cuales buscan contribuir con el trabajo del profesor que pretende, además de desarrollar las Inteligencias Múltiples presentes en su clase, diversificar su trabajo diario.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79040
Arquivos Descrição Formato
000900804.pdf (3.621Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.