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Planejamento integrado de uso da terra : uma disciplina integradora no ensino da Agronomia na UFRGS

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Planejamento integrado de uso da terra : uma disciplina integradora no ensino da Agronomia na UFRGS

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Título Planejamento integrado de uso da terra : uma disciplina integradora no ensino da Agronomia na UFRGS
Outro título Integrated land use planning: an integrational Agronomy course at the Federal University of Rio Grande do Sul
Autor Giasson, Elvio
Souza, Luiz Fernando Coelho de
Levien, Renato
Merten, Gustavo Henrique
Resumo A disciplina Planejamento Integrado de Uso da Terra, do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, associa os conhecimentos da área de solos com os demais do Curso de Agronomia, interligando-os e dandolhes consistência e significado. A disciplina vale-se do planejamento integrado para reunir o conhecimento agronômico num projeto de exploração e desenvolvimento sustentável de uma ou mais propriedades rurais por meio de uma seqüência de atividades, assim definidas: caracterização regional, levantamento dos recursos naturais existentes na propriedade, levantamento do seu uso atual, diagnóstico do sistema produtivo e elaboração de uma proposta de exploração sustentável da propriedade, que é apresentada para a comunidade local. Os resultados desta experiência demonstram que a disciplina tem sido muito proveitosa no treinamento e aperfeiçoamento dos estudantes, tendo recebido suporte e apoio por parte do corpo discente, dos agricultores e das organizações envolvidas no processo de planejamento agrícola.
Abstract The Integrated Land Use Planning course of the Agronomy School of the Federal University of Rio Grande do Sul State, Porto Alegre, Brazil, associates Soil Science with other courses taught in Agronomy, establishing consistent and meaningful crosslinks. The course uses integrated land use planning to feed the compiled agronomical knowledge into a project of sustainable land use for one or more farms. The following sequence of procedures is used for this purpose: regional characterization, survey of existing natural resources, ascertainment of their actual use, production diagnosis, and elaboration of a project for sustainable farm use, which is presented to the local community. Results showed that the course was most useful to train and improve the students’ abilities and was supported by students, farmers and organizations engaged in land use planning.
Contido em Revista brasileira de ciencia do solo. Campinas. Vol. 29, n. 6 (nov./dez. 2005), p. 995-1003
Assunto Agronomia : Curriculo
Ensino de graduação
Planejamento agricola
Solo
Uso da terra
[en] Agronomy
[en] Land evaluation
[en] Planning
[en] Soil
[en] Undergraduate
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/79092
Arquivos Descrição Formato
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