Repositório Digital

A- A A+

A visão de desenvolvimento na obra do economista colombiano Antonio García Nossa

.

A visão de desenvolvimento na obra do economista colombiano Antonio García Nossa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A visão de desenvolvimento na obra do economista colombiano Antonio García Nossa
Autor Venegas Calle, Stella del Pilar
Orientador Fonseca, Pedro Cezar Dutra
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Colômbia
Dependência econômica
Desenvolvimento econômico
Economistas
García Nossa, Antonio 1912-1982.
Teoria econômica
[es] Colombia
[es] Dependencia
[es] Desarrollo
Resumo Antonio García Nossa é um dos referentes e interpretes mais importantes no tema do desenvolvimento econômico na Colômbia. Seus aportes no econômico, o metodológico, o politico e o social fazem que seja fascinante o estudo da sua obra no somente no entendimento do problema do atraso no pais, mas também no estudo do caso de América Latina. A presente tese, amostra os aportes à teoria do desenvolvimento do economista colombiano a partir da abordagem de: suas influencias, sua metodologia, seu diagnóstico do atraso e do subdesenvolvimento, o contexto histórico colombiano em que o autor faz sua interpretação, e finalmente as propostas elaboradas por ele. O documento constitui uma tentativa de resgatar a vigência de uns dos mais importantes autores da economia do desenvolvimento da Colômbia, e seu objetivo é contribuir a construção do marco analítico para repensar os problemas do atraso, suas causas e a forma em que os países da região podem mudar o seu destino económico.
Resumen Antonio García Nossa es uno de los referentes e intérpretes más importantes en el tema del desarrollo económico en Colombia. Sus aportes en lo económico, lo metodológico, lo político y lo social, hacen que sea fascinante el estudio de su obra no solo en el entendimiento del problema del atraso en el país, sino también en el estudio del caso de América Latina. La presente tesis, muestra los aportes a la teoría del desarrollo del economista colombiano, a partir del abordaje de: sus influencias, su metodología, su diagnóstico del atraso y del subdesarrollo, del contexto histórico colombiano en que el autor hace su interpretación, y finalmente de las propuestas elaboradas por él. El documento constituye un intento por rescatar la vigencia de uno de los más importantes autores de la economía del desarrollo en Colombia y su objetivo es contribuir a la construcción del marco analítico para repensar los problemas del atraso, sus causas y la forma en que los países de la región pueden cambiar su destino económico.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/79127
Arquivos Descrição Formato
000901301.pdf (1.409Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.