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dc.contributor.advisorMachado, Joao Armando Dessimonpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Kleber Carvalho dospt_BR
dc.date.accessioned2013-10-15T01:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79128pt_BR
dc.description.abstractO plano de intervenção planejada dirigido ao Projeto Jaíba (PJ) e elaborado pelas agências de desenvolvimento atendeu à recomendação de mudança de beneficiários determinada pelo Banco Mundial. A pretensão inicial das agências era acolher empresários rurais e, a partir da atividade desses, gerar empregos às famílias rurais locais, para, sob a responsabilidade da CODEVASF e RURALMINAS, assentar aqueles que seriam empregados e transformá-los em empresários rurais sob o estilo de agricultura irrigada. O Projeto Jaíba apresenta contexto favorável à pesquisa, pois foi contemplado com estruturas similares e esperavam, seus idealizadores, acolherem respostas similares dos envolvidos ao processo de intervenção planejada. Além de sua população, está sendo afetado por mais de 25 anos por duas políticas públicas: a constituição de um perímetro de irrigação com o intuito de modernização da agricultura e outra de assentamento rural. O interesse da pesquisa deu-se em compreender por que os Colonos Irrigantes (CIs) adotam estratégias de diversificação mesmo quando submetidos a uma forte pressão por homogeneização dos seus meios de sustento. Para responder ao questionamento, foi realizada pesquisa de campo, tendo como aporte teórico a Perspectiva Orientada aos Atores – POA. A alquimia entre o aporte teórico e os dados recolhidos por meio de questionário semiestruturado, entrevista em profundidade, observação não participante e análise documental permitiu compreender a organização do PJ não como um plano físico ou um plano de ação controlada pelos idealizadores que determinariam o seu funcionamento, e sim como arranjos sociais compostos pelas partes envolvidas, estando presentes os Colonos Irrigantes, Mediadores Institucionais (MIs) e as organizações locais e a distância. Também, permitiu averiguar a ocorrência de lutas e negociações entre atores com diferentes visões, interesses sociais, estratégias, interface de conhecimento e experiência, estabelecendo espaço de manobra, rompendo-se com a possibilidade de antecipar em um plano o jogo e seus resultados. Concluiu-se que o plano idealizado não se realizou de forma linear e executado por indivíduos vazios, ao contrário, os Colonos Irrigantes transformaram o plano em processo dinâmico e negociado socialmente. Deste modo, mesmo diante de intervenção planejada com estabelecimento de resultados prévios, os Colonos Irrigantes do PJ ampliaram a heterogeneidade dos seus meios de sustento e, em muitos momentos, fizeram diferente e fizeram a diferença. Assim, após mais de 25 anos de intensa intervenção planejada e com forte direcionamento em conformar os meios de sustento dos CIs em um sistema homogêneo e mercantilizado, direcionado principalmente à fruticultura, observa-se a diversificação tanto nos estilos de produzir quanto nas estratégias de inserção no mercado e modos de viver. Extraem-se como proposições que as agências de desenvolvimento deveriam afastar-se de estratégias de replicar experiências identificadas e avaliadas como exitosas, transformando-as em plano ou receituário indicativo de ser generalizado em outros territórios.pt_BR
dc.description.abstractThe planned intervention plan designed for the Jaíba Project prepared by development agencies met the recommended changes of beneficiaries determined by the World Bank. The initial intention of these agencies was to welcome rural entrepreneurs and generate jobs for local rural families in their activities for, under the responsibility of CODEVASF and RURALMINAS, settle those who would become employees and turn them into rural entrepreneurs working with irrigated agriculture. The Jaíba Project presents a favorable scenario for research, since it was contemplated with similar structures and its creators wished to receive similar responses from those involved in the process of planned intervention. Besides its population, [the project] has been affected for more than 25 years by two public policies: the establishment of an irrigation perimeter in order to modernize agriculture and another for rural settlements. The interest of the research was to understand why the Irrigation Settlers adopt agricultural diversification strategies even when subjected to a strong pressure for homogenization of their livelihoods. To this end, it was conducted a field research, having as theoretical foundation the Actor-Oriented Approach. The alchemy between the theoretical framework and the data collected through semi-structured questionnaire, in-depth interviews, non-participant observation and document analysis allowed us to understand the organization of the Jaíba Project not as a physical plan or a plan of action controlled by the developers that would determine its operation, but as social arrangements made by the involved parties, being present the Irrigation Settlers, Institutional Mediators and local and distant organizations. It also allowed to verify the occurrence of struggles and negotiations between actors with different views, social interests, strategies, interface between knowledge and expertise, establishing a leeway and breaking with the possibility of advancing in the plan all the game and its results. It was concluded that the designed plan was not realized linearly nor run by empty individuals, on the contrary - the Irrigation Settlers transformed the plan into a dynamic and socially negotiated process. Thus, even before the planned intervention with previously established results, the Irrigation Settlers of the Jaíba Project widened the heterogeneity of their livelihoods and in many different times they made the difference. Thus, after more than twenty-five years of intensive planned intervention with a strong orientation to conform the livelihoods of the Irrigation Settlers in a homogeneous, commodified system directed mainly at fruit production, diversification is observed both in kinds of production and in strategies for entering the market and ways of living. As propositions, it is noticed that development agencies should move away from strategies that merely replicate experiments identified and evaluated as successful, transforming them into prescription plans recommended for being generalized in other territories.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanned interventionen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectAgency capacityen
dc.subjectIrrigaçãopt_BR
dc.subjectJaíba projecten
dc.subjectLivelihoodsen
dc.subjectAgricultorespt_BR
dc.subjectHeterogeneityen
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titleHeterogeneidade nas estratégias de sustento : a experiência da intervenção planejada na etapa I do Projeto Jaíba, Minas Geraispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000901346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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