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dc.contributor.advisorDuro, Carmen Lúcia Mottinpt_BR
dc.contributor.authorDallegrave, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-16T01:48:53Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79209pt_BR
dc.description.abstractA Diabete Melito e uma doenya cronica de grande preocupayao para a saude publica devido ao fato de implicar altos custos, tanto para 0 individuo, quanto para a coletividade. Por se tratar de uma doenya com altas taxas de morbidade e mortalidade, requer urn programa de educayao em saude com enfoque na participayao dos individuos no seu cuidado. Pensando nesse contexto, optei por estudar a inseryao da educayao em saude e do profissional enfermeiro na politica publica que esta sendo utilizada para orientar a atenyao aos portadores de Diabete Melito nos postos que atendem ao Programa de Saude da Familia (PSF). Sendo assim, os objetivos foram verificar se 0 enfoque de educayao preconizado pelo protocolo do estudo contempla os principios do Sistema Vnico de Saude e se as ayoes do enfermeiro estao em conformidade com a Lei do Exercicio Profissional e com a estrategia de atenyao interdisciplinar defendida pelo modelo de atenyao do PSF. Esse estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual a metodologia de trabalho utilizada foi a analise de conteudo descrita por Minayo (1996). Os resultados encontrados mostram que essa politica enfoca a educayao em saude como instrumento controlador dos individuos e os coloca como receptores de normas de cuidado a serem seguidas sem questionamentos. Quanto it. atividade do enfermeiro, 0 protocolo limita as atribuiyoes desse profissional, nao utilizando, dessa forma, todo seu potencial de educador. Percebe-se ainda, a hegemonia do trabalho do medico sobre as demais profissoes da saude, as quais sac mencionadas como ferramentas de apoio it. atividade do profissional medico. E precise que a abordagem educativa aos portadores de Diabete Melito os faya protagonistas de sua propria historia e que os profissionais de saude estejam aptos a realizarem 0 trabalho educacional de maneira interdisciplinar, incluindo 0 sujeito receptor como integrante da equipe.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiabetes mellitus : Cuidadospt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleO enfoque da educação em saúde nas políticas públicas de atenção ao portador de diabete melittopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000392728pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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