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A relação entre processos reais de desenvolvimento e subdesenvolvimento e a formulação de teorias de integração econômica

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A relação entre processos reais de desenvolvimento e subdesenvolvimento e a formulação de teorias de integração econômica

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Título A relação entre processos reais de desenvolvimento e subdesenvolvimento e a formulação de teorias de integração econômica
Autor Almeida, Gabriela Lunardi de
Orientador Campregher, Gláucia Angélica
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Economia
[en] ALADI
[en] ALALC
[en] Andean pact
[en] ECLAC
[en] Economic integration
[en] Latin america
[en] Latin american integration
[en] Southern common market
[en] Trading blocs
Resumo O presente trabalho realiza uma retrospectiva histórica dos fatores sociais, políticos e econômicos que influenciaram nos processos de integração econômica da América Latina. São ainda apresentadas as teorias que explicam esses movimentos de interdependência voluntária. Isso se dá através de um exame ao longo do tempo sobre como as estruturas do poder econômico mundial, dominadas pelos países desenvolvidos, influenciaram na determinação do papel primário-exportador das economias latinas. Posteriormente é apresentada a influência que a distribuição desigual do progresso tecnológico teve nos movimentos de expansão do comércio internacional, assim como as escolas de pensamento que construíram a teoria da integração econômica. Por fim, são apresentadas as duas propostas de integração da escola cepalina e a influência que as mesmas exerceram no surgimento dos blocos econômicos latino-americanos.
Abstract This paper conducts a historical retrospective of the social, political and economic factors that influenced the economic integration of Latin America. We also present the theories that explain these movements of voluntary interdependence. This is achieved through an examination over time about how the structures of global economic power, dominated by developed countries, influencing the primary role of exporting Latin American economies. Later shows the influence that the unequal distribution of technological progress had movements of expansion of international trade, as well as the schools of thought that have built the theory of economic integration. Finally, we present the two proposed school integration ECLAC and the influence that they exercised in the emergence of economic blocs in Latin America.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79239
Arquivos Descrição Formato
000900964.pdf (619.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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