Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVeiga-Neto, Alfredo José dapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-17T01:49:18Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0101-7330pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79337pt_BR
dc.description.abstractAo imprimir uma ordem geométrica, reticular, diferencial e disciplinar aos saberes e práticas escolares, o currículo promoveu a abstração do espaço e do tempo e contribuiu para o estabelecimento de novas articulações entre ambos. Isso foi da maior importância para o advento da Modernidade, na medida em que tanto a escola fez do currículo o seu eixo central quanto ela mesma tomou a si a tarefa de educar setores cada vez mais amplos da sociedade. Geometrizando a distribuição dos saberes, o currículo engendrou uma nova geometrização para o mundo, recolocando em termos epistemológicos modernos a invenção grega da fronteira como o limite a partir do qual estão os outros, assim começa a diferença. Dado que hoje estamos vivendo uma ruptura radical nas formas de significar, representar e usar o espaço e o tempo, o currículo pode nos ser “útil” tanto para conhecermos o papel da escola na virada para o pós-moderno quanto para mudarmos alguns rumos das políticas da diferença nessa virada.pt_BR
dc.description.abstractWhile imprinting a geometrical, reticular, differential and disciplinary order to the knowledge and school practices, curriculum concurred to abstract time and space, as well as to create new connections between both. This has been very important for Modernity, insofar as curriculum occupies the center of the school practices and as school was widely extended to the society. Curriculum put into modern epistemological terms the Greek invention of the frontier as the limit beyond which are the others, beyond which difference begins. Since there is a rupture in the forms by which, nowadays, we signify, represent and use space and time, curriculum may be useful to understand the role of school in the postmodern turn, and to change the course of some politics of difference within this turn.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e sociedade. São Paulo. Vol. 23, n. 79 (ago. 2002), p. 163-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectModern space and timeen
dc.subjectPostmodern space and timeen
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectVolatilityen
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.titleDe geometrias, currículo e diferençaspt_BR
dc.title.alternativeAbout geometries, curriculum and differences en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000329619pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples