Repositório Digital

A- A A+

Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista

.

Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jacotot-Rancière ou a dissonância inaudita de uma pedagogia (felizmente) pessimista
Outro título Jacotot/rancière or the incredible dissonance of a (fortunately) pessimistic pedagogy
Autor Skliar, Carlos Bernardo
Resumo Este artigo tem a pretensão de conversar com o livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière, mas não o de resenhá-lo, quer dizer, não o de dar explicações sobre o seu conteúdo e sobre as suas tanto prováveis quanto improváveis finalidades educativas. Para tal objetivo, resgato a leitura de alguns dos princípios filosóficos – dentre eles: a inversão da lógica da explicação, o malefício da compreensão, a pedagogia como tradução e contra-tradução, e a lição do poeta – os quais, como dissonâncias pedagógicas, parecem ter caracterizado a aventura e a experiência intelectual de Joseph Jacotot, um pedagogo francês do início do século XIX.
Abstract This paper aims to dialogue with Jacques Ranciere’s The ignorant schoolmaster. It does not aim to review it, nor to give explanations concerning its content and its both probable and improbable educational goals. With this as my aim, I rescue some philosophical principles (an inversion of the logic of explanation, the maleficity of comprehension, translation and counter-translation, the lesson of the poet) that, like other pedagogical dissonance, characterize the pedagogical adventure of a French pedagogue at the beginning of XIX century-Joseph Jacotot.
Contido em Educação e sociedade. São Paulo. Vol. 24, n. 82 (abr. 2003), p. 229-240
Assunto Compreensão
Explicação
Jacotot, Joseph
Lógica
Pedagogia
Rancière, Jacques
[en] Comprehension
[en] Diminution
[en] Emancipation
[en] Explanation
[en] Pedagogy
[en] Poetics
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/79340
Arquivos Descrição Formato
000367452.pdf (76.21Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.