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A formação do preço de venda dos produtos industrializados

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A formação do preço de venda dos produtos industrializados

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Título A formação do preço de venda dos produtos industrializados
Outro título The formation of the selling price of industrialized products
Autor Slongo, Giana Rita
Orientador Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Análise de custos
Lucro
Precificação
Preço
[en] Cost-accounting
[en] Margin
[en] Mark-up
[en] Pricing
[en] Return on the investment
Resumo O presente estudo analisa a formação do preço de venda dos produtos industrializados, valendo-se, para tanto, da utilização de uma abordagem contábil. Destarte, trata-se de um estudo descritivo e explicativo que visa o entendimento, a partir de uma revisão bibliográfica, da importância dos elementos contábeis na precificação dos produtos. Dessa forma, inicialmente, o trabalho prima pela contextualização da importância do assunto e, em seguida, realiza uma revisão conceitual dos principais elementos envolvidos com o tema. Para trazer uma maior simplicidade ao assunto, descrevem-se brevemente os vínculos que o mesmo possui com os métodos de custeio – absorção, variável e ABC –, apresentando, igualmente, as principais maneiras de se elaborar a formação do preço de venda – tais como, as regras do Mark-up, da margem do lucro e do retorno sobre o investimento –, e essas são explicadas através da resolução de um exemplo hipotético que estabelece como método de custeio, o custeio por absorção. Percebe-se ao final do artigo que a formação do preço de venda através da margem sobre o lucro e do Mark-up podem ser comparadas diretamente entre si e, que a do retorno sobre o investimento necessita ainda de outras ponderações – pois remete a questões distintas dos demais métodos –, como por exemplo, a avaliação da eficiência dos investimentos realizados, concluindo-se se vale a pena aplicar os recursos na empresa ou realizar outras aplicações financeiras.
Abstract This study analyses the formation of the selling price of industrialized products, to do it so, it was used an accounting approach. Thus, it’s a descriptive and explanatory study which seeks the understanding, given the literature review, of the importance of the accounting elements in the pricing of products. This way, for starters, the study relies on the contextualization of the importance on the matter and, furthermore, it does a concept review of the main elements involved with the subject. To bring more simplicity to the subject, the links that the latter has with the cost methods – absorption, variable and ABC - are described, presenting, later, the main ways to calculate the selling price – such as, Mark-up rules, the contribution margin and return on the investment -, and these are explained through the resolution of a hypothetical exemplary exercise that establishes the absorption cost as a costing method. At the end of this article is possible to realize that the formation of the selling price through the profit margin and the mark-up can be compared directly with each other and, that the return on the investment requires other considerations – because it has related topics with the other methods –, for example, the evaluation of the efficiency of the investments realized, to get to the conclusion if it is worth it invest the resources in the company or do other financial investment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79372
Arquivos Descrição Formato
000897881.pdf (210.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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