Repositório Digital

A- A A+

Redes agroalimentares alternativas : mercados, interação social e a construção da confiança

.

Redes agroalimentares alternativas : mercados, interação social e a construção da confiança

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Redes agroalimentares alternativas : mercados, interação social e a construção da confiança
Autor Cassol, Abel Perinazzo
Orientador Schneider, Sergio
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Assunto Agricultura familiar
Comercialização
Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo (RS) (
Produção agrícola
Sociologia rural
[en] Alternative food networks
[en] Social markets constructions
[en] Trust
Resumo Esta dissertação de mestrado trata do tema da construção social de mercados alimentares alternativos no contexto das novas relações de produção e consumo contemporâneas. Especificamente, seu objetivo é demonstrar como o mercado alimentar da Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS foi construído e problematizar questões em torno da qualidade, do papel do consumo e de como as relações de confiança são forjadas pelos atores sociais no interior deste espaço. Neste sentido, demonstra-se como agricultores familiares e consumidores do município compartilham valores sociais e culturais que orientam suas práticas econômicas e produtivas, através de referências e vínculos estabelecidos sobre um passado rural comum, justificando a busca pelos produtos da Feira pela sua origem “da roça” e construindo estratégias de atuação apoiadas na valorização de modos de vida tradicionais/coloniais. Por sua vez, demonstra-se que a construção da qualidade dos alimentos vendidos neste espaço, está associada a valores culturais que reconhecem e valorizam meios e modos de vida “simples”, que dispensam maior atenção e “cuidado” na produção de alimentos “frescos” e saudáveis.
Abstract This dissertation addresses the issue of the social construction of alternative food markets in the context of the new contemporary relations of production and consumption. Specifically, its objective is to demonstrate how the food market of the Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo/RS (Small Farmer Fair) was built and problematize issues around quality, the role of consumption and how the trust relationships are forged by social actors within this space. In this sense, it is shown as family farmers and consumers of the municipality share social and cultural values that guide its economic and productive actions by providing references and links established through a common rural past, justifying the search for products Fair by reference of its farmers’ origin and building operation strategies supported in the valuation of traditional/colonial ways of life. In turn, we show that the construction quality of food sold in this space, is associated with cultural values that recognize and value means and “simple” ways of life, which dispense greater attention and "care" in food production “fresh” and healthy.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/79442
Arquivos Descrição Formato
000900224.pdf (2.550Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.