Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMenegotto, Alan dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-10-19T01:48:32Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79469pt_BR
dc.description.abstractO trabalho trata de descrever, segundo a opinião dos professores de Educação Física da Escola Estadual Cristovão Colombo em Porto Alegre Rio Grande do Sul, os valores que são mais evidentes nas aulas de Educação Física, especialmente no que tange a pratica desportiva. Junto ao desporto circundam valores como: valores morais, valores estéticos, valores hedonísticos, valores do conhecimento, entre outros, além da contribuição que os PCN’s trazem para o contexto escolar. Valores como cooperação, amizade, respeito e solidariedade e de caráter estético aparecem bastante nas relações entre professores e alunos, além de servir como base para a boa convivência, no caso do esporte em específico um valor bastante frequente e abordado é o fair play. Portanto, através do esporte, crianças e jovens podem adquirir uma série de valores, dentre os quais: a cooperação, o trabalho em equipe, a tolerância e a disciplina. A fim de verificar na prática, como são tratadas as questões dos valores na escola, realizamos três entrevistas com professores de Educação Física da Escola acima citada, em seguida submetemos a narrativa desses professores ao processo de análise de conteúdo de Bardin (1977).pt_BR
dc.description.abstractThe work is described, in the opinion of teachers of Physical Education State School Christopher Columbus in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, the values that are most evident in physical education classes, especially in regard to the practice of sports. Along with sport surround values as moral values, aesthetic values, hedonic values, values of knowledge, among others, in addition to the contribution that the PCN's bring to the school context. Values such as cooperation, friendship, respect and solidarity and aesthetic character appear rather in the relationships between teachers and students, as well as serving as a basis for coexistence, in the case of sport specific set quite frequently and addressed is fair play. Therefore, through sports, children and young people can acquire a set of values, which include: cooperation, teamwork, tolerance and discipline. In order to verify in practice, they are dealt with issues of values in school, we conducted three interviews with teachers of Physical Education School mentioned above then submit the narrative of these teachers to the process of content analysis of Bardin (1977).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesporto escolarpt_BR
dc.subjectValuesen
dc.subjectAxiologyen
dc.subjectSporten
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleA prática dos valores no contexto pedagógico do desporto na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000901606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples