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Questionários e filmagens fornecem resultados semelhantes sobre a postura corporal dinâmica de escolares?

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Questionários e filmagens fornecem resultados semelhantes sobre a postura corporal dinâmica de escolares?

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Título Questionários e filmagens fornecem resultados semelhantes sobre a postura corporal dinâmica de escolares?
Autor Antoniolli, Arthur
Orientador Candotti, Cláudia Tarragô
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Postura corporal
[en] Evaluation
[en] Posture, Evaluation
[en] Questionnaires
[en] Students
[en] Video recording
Resumo A maioria dos problemas da coluna tem sua origem no período escolar, quando a estrutura corporal ainda está se desenvolvendo, sendo fundamental a investigação e a avaliação de hábitos diários relacionados à postura corporal nesse período. É importante também que os instrumentos para essa avaliação sejam confiáveis e forneçam resultados reprodutivos. O objetivo desse estudo foi verificar se os instrumentos de avaliação da postura corporal dinâmica BackPEI e LADy fornecem informações semelhantes na execução das atividades de vida diária (AVD’s) sentar para escrever, sentar para utilizar o computador, pegar objeto do solo e carregar mochila, inseridas no cotidiano escolar. O BackPEI é um questionário auto-aplicável que visa a avaliação da percepção corporal de escolares em relação a execução de AVD’s. O LADy consiste na filmagem da execução das AVD’s, as quais são avaliadas por critérios pré-definidos em planilha de pontuação específica do instrumento. Cinquenta e oito escolares do ensino fundamental de Teutônia/RS foram avaliados com os instrumentos BackPEI e LADy. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico, calculando-se o percentual de concordância, verificando-se a associação através do teste qui-quadrado e medindo-se a força dessa associação através do coeficiente Phi. Os resultados demonstram que os instrumentos apresentam níveis de concordância elevados (de 98,3% a 84,5%) e associação significativa (p<0,05), com força de associação de moderada a muito forte (0,29 a 0,91). Concluiu-se que os dois instrumentos de avaliação fornecem informações semelhantes sobre a postura dos escolares em todas as posturas analisadas, podendo ser utilizados conforme necessidade e recursos do avaliador, bem como contexto da avaliação.
Abstract Most problems of the spine has its origin in the school period, when the body structure is still developing, being fundamental the research and evaluation of daily habits related to body posture during this period. It is also important that the tools for this evaluation are trustworthy and provide reproductive outcomes. The aim of this study was to determine whether the assessment tools posture dynamic BackPEI and LADy provide similar information in the performance of activities of daily living (ADLs) sit down to write, sit down to use the computer, pick up the object from the ground and carry bag, inserted in school life. The BackPEI is a self-administered questionnaire aimed at assessing the body perception of students regarding the execution of ADLs. The LADy consists in footage of the execution of ADLs, which are evaluated by predefined criteria in worksheet scoring instrument specific. Fifty-eight primary students of Teutônia / RS were evaluated with instruments BackPEI and LADy. Data were statistically analyzed by calculating the percentage of agreement, verifying the association via the chi-square and measuring the strength of this association through the Phi coefficient. The results demonstrate that the instruments have high levels of concordance (84.5% to 98.3%) and significant association (α <0.05), strength of association with moderate to very strong (0.29 to 0,91). It was concluded that the two assessment tools provide similar information about the position of the school in all analyzed positions, can be used as needed and resources evaluator as well as the context of the assessment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79473
Arquivos Descrição Formato
000901619.pdf (1.391Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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