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Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre

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Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre

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Título Micropolítica escolar e o trabalho docente da educação física : estudo em duas escolas da rede estadual de educação na cidade de Porto Alegre
Autor Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Orientador Wittizorecki, Elisandro Schultz
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educação física escolar
Resumo O presente estudo teve como objetivo descrever e compreender as relações entre os docentes de Educação Física com os atores do cenário escolar no qual estão inseridos, identificando os arranjos que se formam. Essas relações existentes no cenário escolar e as estratégias estabelecidas pelos atores deste cenário, configuram a micropolítica escolar. O trabalho docente está inserido neste contexto, sofrendo e promovendo influências no cenário escolar e em sua micropolítica. A atuação docente é permeada por este complexo sistema que precisa ser compreendido para que se possa transformar positivamente este cenário. Metodologicamente desenvolvi um estudo de cunho qualitativo e descritivo que observou duas realidades escolares em Porto Alegre e respectivos professores formados em Educação Física. As informações foram obtidas a partir da análise de situações vivenciadas e observadas em duas escolas da rede pública de ensino estadual e entrevistas semiestruturadas de professores de Educação Física destas escolas. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e esses foram trabalhados através da análise de conteúdo. O estudo me permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações de poder. Nesse sentido, o professor diante disto pode se posicionar como “aprendente” em relação ao lidar com a dinâmica micropolítica escolar. A dinâmica de funcionamento desta micropolítica peculiar a cada escola desafia o docente a operar de forma transformadora impactando positivamente o seu trabalho com o seu trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79480
Arquivos Descrição Formato
000901744.pdf (612.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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