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dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorGoldschmidt Filho, Franciscopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-19T01:48:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79481pt_BR
dc.description.abstractOs Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculados ao Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), caracterizam-se como a principal alternativa para a mudança do modelo clássico de tratamento em psiquiatria centrado no manicômio. Esse serviço se caracteriza pela implementação de projetos terapêuticos elaborados por uma equipe multiprofissional em saúde que almejam a reinserção social e autonomia de indivíduos em sofrimento psíquico. O profissional de Educação Física (EFI) pode ser integrante dessa equipe, no entanto sua presença não é garantida por lei. É nesse contexto que desenvolvo meu trabalho, dentro de um CAPS da cidade de Porto Alegre no qual realizei meu estágio curricular obrigatório e que conta com uma profissional de EFI na equipe multiprofissional. Sendo assim o objetivo principal do estudo é entender de que modo se processa a aprendizagem em estágio dos estudantes de EFI no serviço de saúde mental em um CAPS. A partir da perspectiva de um estudo qualitativo faço uso da observação participante e registros em caderno de impressões acerca do trabalho desenvolvido nas oficinas de teatro e passeio, e em reuniões com a equipe de recreação terapêutica. A fim de responder ao objetivo do estudo, construí de três categorias de análise que emergiram das vivências no estágio: (1) Relação dos usuários com os estagiários; (2) Relação dos estagiários com as profissionais de EFI e Terapia Ocupacional (TO); (3) Papel terapêutico das oficinas de passeio e teatro. A partir da análise dessas categorias foi possível constatar que o tema sobre saúde mental não foi aprofundado durante minha graduação; os usuários têm uma boa aceitação dos estagiários; tanto a profissional de EFI quanto a de TO contribuíram muito para o aprendizado dos estagiários.pt_BR
dc.description.abstractThe Psychosocial Care Center (CAPS), linked to the Brazilian Unified Health System is the main alternative to replace the classical psychiatric treatment model, that is focused in the psychiatric hospital (asylum).This service is carecterized by the set up of therapeutic projects created by a multiprofessional health team which goal is the social reintegration and self-sufficiency of individuals in psychological distress. Physical Education professionals could be member of this team, however their presence is not mandatory by law. This study is developed in connection with my mandatory internship at a CAPS unit in Porto Alegre, where a Physical Education professional is part of the multiprofessional team. The purpose of this study is to understand how the learning procedure works in the mental health service at a CAPS unit. From the perspective of a qualitative study, I use of participant observation, and records in notebook about the work developed in theater and trip workshops and also on meetings with the staff of therapeutic recreation to write this study. constructed three categories of analysis that emerged from experiences on stage: (1) link among users and trainees; (2) link among trainees, Physical Education professionals and Occupational Therapist; (3)Therapeutic role of trip and theater workshops. By reviewing these categories it was found out that the mental health subject was not thorough during my graduation; trainees are well-accepted by CAPS users; boht EFI and OT professionals greatly contributed with the trainees learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectCAPSen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMental heathen
dc.titleO estágio curricular de educação física em um centro de atenção psicossocial (CAPS) : um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem em serviçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000901748pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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