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Aula de piano e ensino de música : análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves

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Aula de piano e ensino de música : análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves

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Título Aula de piano e ensino de música : análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves
Autor Montandon, Maria Isabel
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Co-orientador Souza, Jusamara Vieira de
Data 1992
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Música.
Assunto Gonçalves, Maria de Lourdes Junqueira Piano : Ensino e estudo
Pace, Robert Piano : Ensino e estudo
Piano : Educação musical
Piano : Ensino e estudo
Piano : Ensino e estudo : Brasil
Piano : Ensino e estudo : Estados lentos
Piano : Ensino e estudo : Gonçalves, Maria de Lourdes Junqueira
Piano : Ensino e estudo : Metodos
Piano : Ensino e estudo : Verhaalen, Marion
Resumo Este trabalho busca verificar os princípios e diretrizes propostos para a reavaliação e redefinição da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. É feita uma análise histórico-hermenêutica da bibliografia americana pertinente ao tema - aula de piano e ensino de música - a partir do movimento deflagrado no início do século XX nos Estados Unidos a favor da implantação da aula de piano em grupo nas escolas públicas, passando pela reforma educacional americana iniciada em 1957 até chegar ao seu perfil atual. Procura-se detectar influências sócio-econômico-educacionais influentes na reavaliação da aula de piano e na consequente formulação de uma proposta de renovação desta, traçando sua relação com as correntes psico-filosóficas de cada época. Procede-se a um levantamento dos procedimentos utilizados por Pace, Verhaalen e Gonçalves em suas produções pedagógicas bem como dos fundamentos que os embasam. A última etapa do trabalho evidencia as características e os aspectos relevantes da proposta como um todo, relacionando a presença desses aspectos nas produções pedagógicas dos referidos autores.
Abstract This research analyses the principles and goals developed by the american music teachers aiming at a ney approach to piano instruction as well as their relationship to the pedagogical contributions of Pace, Verhaalen and Gonçalves. First, a hostorical-hermeneutical analysis of North-American bibliography is conducted relating the idea of piano instruction and music teaching in the American schools in the beginning of the 20th century, including the 1957 educational reform and reachingthe present decade. One of the main objectives is to verify how a new approach to the piano instruction was influenced by social, economical and educational trends along the century, how it relates with the phylosophical and psychological principles and what is proposed for the piano teaching situation. Second, a survey of the foundations and procedures developed by Pace, Venhaalen and Gonçalves in done based on each one of hteir pedagogical contributions. The last part seeks to demonstrate how the relevant aspects of the proposal relate to pedagogical contribution of each of the authors.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/79483
Arquivos Descrição Formato
000045257.pdf (24.57Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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