Repositório Digital

A- A A+

Um método para definição do preço de compra em uma empresa comercial importadora : um estudo de caso para o mercado de vinhos finos

.

Um método para definição do preço de compra em uma empresa comercial importadora : um estudo de caso para o mercado de vinhos finos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um método para definição do preço de compra em uma empresa comercial importadora : um estudo de caso para o mercado de vinhos finos
Autor Viegas, José Roberto
Orientador Borenstein, Denis
Data 2006
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Brasil
Comercialização
Controladoria
Estudo de caso
Mercado
Precificação
Sistema de apoio à decisão : Informação
Vinho
Vinicultura
[en] Context of the vinícola sector
[en] Evaluation of the sector
[en] Price of venda
[en] The taking of managemental decision
Resumo O Rio Grande do Sul é o principal produtor de vinhos finos do Brasil contemplando 95% da produção nacional. Este trabalho tem como objetivo inicial contextualizar o setor vinícola ao nível mundial, nacional e também o mercado uruguaio. A partir desses dados fazer uma avaliação do setor. Num segundo momento, utilizaremos a estratégia de pesquisa de estudo de caso para analisarmos as variáveis formadoras do preço de venda de vinhos finos semelhantes no mercado interno e importados, especificamente do Uruguai. A partir desse estudo mostraremos como organizar os dados através de um sistema de apoio à tomada de decisão gerencial a uma empresa comercial importadora, através de modelos simplificados. Finalmente, são elencadas as conclusões sobre o estudo de caso em questão, apresentando alternativas.
Abstract The Rio Grande do Sul is the main producer of fine wines of Brazil contemplating 95% of the national production. This work has as objective initial to also contextualizar the vinicola sector to the world-wide, national level and the Uruguayan market. From these data to make an evaluation of the sector. At as a moment, we will use the strategy of research of case study to analyze the variable of the price of venda of similar in the domestic market and imported fine wines, specifically of Uruguay. From this study we will show as to organize the data through a system of support to the taking of managemental decision to an import commercial company, through simplified models. Finally, the conclusions on the study of case in question are elencadas, presenting alternative.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7959
Arquivos Descrição Formato
000562516.pdf (555.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.