Repositório Digital

A- A A+

Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre

.

Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
Autor Fernandes, Jessika Carneiro
Orientador Castro, Flavio Antonio de Souza
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Natacao : Estilos
[en] Learning
[en] Practice
[en] Swimming
Resumo As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema.
Abstract Practices of teaching and learning, in swimming, are few explored in the scientific literature. Considering that children between 3 and 5 years old are going through a time of great transformation, knowledge about the methods used for teaching in this age group is critical to proper practices regarding motor and psychological reality of these children. Thus, the present study aimed to investigate the teaching methods applied in a swimming club and a swimming academy in Porto Alegre with children from 3 to 5 years old. The methodological design chosen for this work was the study of cases, from the classes’ observation and a semi-structured interview application to the selected teachers. Throughout this study issues related to the methodology of teaching swimming, teacher training, educational programs, goals, skills, organization and duration of lessons, use of teaching materials, teaching of playfulness and formal styles were analyzed and discussed. It is concluded that there is a relationship between theory and practice in both institutions and that the issues inherent in the teaching and learning of swimming are intertwined with the training of teachers and the lack of publications about this subject.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79622
Arquivos Descrição Formato
000902821.pdf (350.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.