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A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia

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A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia

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Título A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
Autor Meirelles, Helena Barros
Orientador Kowarick, Adriana Coelho Borges
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Anúncio publicitário
Comportamento do consumidor
[en] Class C
[en] Consumer behavior
[en] Consumption
[en] Pompéia stores
[en] Retail
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C.
Abstract The main objective of the work is to present a case study based on advertisements of the Pompéia shops on the first semester of 2013 aiming to understand its communication strategy oriented to the C class public. Theoretical references about the consumer society and how it is approached by main authors in this field was utilized on the research. In addition, a number of foremost studies where Class C is defined and its behavior was analyzed were presented. A short scenario of the retailing sector oriented to the fashion industry and Class C was also presented. Methodological strategy was based on literature review and analysis of four campaigns of advertisements on the period. Among the main findings the brand conveys adequately the advertising message to the target audience and communication is an important tool when the goal is to sell commercial products for the class C.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79627
Arquivos Descrição Formato
000902697.pdf (1.359Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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