Repositório Digital

A- A A+

Pesquisa e inovação : novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha

.

Pesquisa e inovação : novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pesquisa e inovação : novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha
Autor Neves, Clarissa Eckert Baeta
Neves, Fabrício Monteiro
Resumo O artigo analisa a dinâmica de transformações institucionais por que passam as universidades no Brasil e na Alemanha para que assumam papéis estratégicos em um contexto social, político e econômico caracterizado pela dinâmica da inovação. Reformas do sistema de ensino superior, tanto quanto projetos e estratégias institucionais são objetos de análise no trabalho. A Alemanha vem passando por um processo intenso de reforma do ensino superior com a implantação do projeto de Bolonha, no campo de produção da pesquisa científica e tecnológica e na relação com o mercado, com a implantação de vigorosos projetos de fomento e de direção da pesquisa acadêmica nacional. No Brasil, há enormes resistências históricas às mudanças. Predomina, ainda, um modelo de ensino superior pouco diversificado e com baixa relação com a indústria e o mercado, embora, nos últimos, tenham se multiplicado as iniciativas de apoio às transformações. Reformas sistêmicas e institucionais são analisadas à luz das peculiaridades históricas e sociais das relações entre universidade e sociedade nos dois países, focalizando dinâmicas mais contemporâneas.
Contido em Caderno CRH : revista do Centro de Recursos Humanos. Salvador, BA. Vol. 24, n. 63 (set./dez. 2011), p. 481-501
Assunto Conhecimento
Inovação
Pesquisa
Política
Universidade
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/79654
Arquivos Descrição Formato
000857158.pdf (350.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.