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As atividades práticas supervisionadas e a formação do profissional em Administração : estudo de caso em uma instituição do ensino superior

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As atividades práticas supervisionadas e a formação do profissional em Administração : estudo de caso em uma instituição do ensino superior

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Título As atividades práticas supervisionadas e a formação do profissional em Administração : estudo de caso em uma instituição do ensino superior
Autor Krewer, Evandro José
Orientador Scheffer, Angela Beatriz Busato
Data 2013
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administrador
Ensino
Ensino de administração
Formação acadêmica
Instituicao de ensino superior
Interdisciplinaridade
[en] Business management training
[en] Education
[en] Interdisciplinarity
[en] Supervised practical activities
Resumo O presente estudo objetiva analisar de que forma as Atividades Práticas Supervisionadas (APSs) podem contribuir para a formação dos acadêmicos do curso de Administração, de uma determinada Instituição de Ensino Superior (IES). Os principais temas utilizados para fundamentar a pesquisa envolveram a questão da formação do Administrador no Brasil, abordando a discussão entre alguns autores, como Nicolini (2003), Giroletti (2005) e Saraiva (2011). Após, verificam-se os principais atributos do Administrador e as principais legislações que regulamentam os cursos de Administração no País. Em termos metodológicos, utilizou-se o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, envolvendo as coordenações de ensino e do Curso de Administração, um grupo de 08 docentes e 10 acadêmicos em fase de conclusão de curso, bem como consulta a documentos como PPI (Projeto Pedagógico Institucional), PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e regulamentações sobre as APSs. Os dados foram analisados e discutidos a partir da apresentação das categorias iniciais e finais de análise. Dentre os principais resultados, destacam-se a ausência de interdisciplinaridade nas APSs, realizadas pela IES, a falta de acompanhamento e treinamento do corpo docente por parte das coordenações e a ausência da fomentação do conhecimento gerado pela elaboração das APSs, o que poderia incrementar a formação acadêmica.
Abstract The main objective of the research is to analyze the way the Supervised Practical Activities (APSs) can contribute to the education of the students in the Business Management Course of an Institution of Higher Education (IES). The main theme focused, as the background of the current study, was the formation of the professional that works in the Business Management area in Brazil, and the ideas of the authors, such as Nicolini (2003), Giroletti (2005) as well as Saraiva (2011), were discussed. After that, we verified the principal features of the Manager and the legislation that regulates the courses of Business Management in the country. It is a case study, with a qualitative approach, and data were collected through semi-structured interviews, which were carried out with the coordinators of the Business Management Course, a group of 8 professors and 10 students, who are at the end of the course. Besides, documents were also investigated, such as PPI (Institutional Pedagogical Project), PPC (Pedagogical Course Project) and the guidelines that should be followed in the APSs development. Data were analyzed and discussed, considering the presentation of the initial categories and the final evaluation. Thus, we conclude that there is no interdisciplinarity in the APSs, developed in the Higher Educational Institution, a lack of training and monitoring of the professors by the coordinators of the course as well as no stimulation of knowledge acquired through the APSs, that is highly important to the academic background of the students in this area.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/79672
Arquivos Descrição Formato
000902859.pdf (2.625Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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