Repositório Digital

A- A A+

Concreto pré-fabricado : análise de práticas adotadas no processo executivo de estrutura de grande porte

.

Concreto pré-fabricado : análise de práticas adotadas no processo executivo de estrutura de grande porte

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concreto pré-fabricado : análise de práticas adotadas no processo executivo de estrutura de grande porte
Autor Treviso, João Pedro Marins
Orientador Cremonini, Ruy Alberto
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A escassez de mão de obra e de materiais e a disponibilidade de prazos mais enxutos para a realização de obras compõem o cenário atual da construção civil brasileira. Nesse contexto, é comum a busca, pelas empresas do setor, por métodos de racionalização da produção e aumento de produtividade, destacando-se, para estas finalidades, a escolha por estruturas pré-fabricadas de concreto. Atualmente, este uso está associado também a estádios de futebol, dentro do processo de construção e modernização de espaços esportivos no País. O presente trabalho tem como estudo de caso a aplicação de pré-fabricados à estrutura de uma arena multiuso, na cidade de Porto Alegre. A otimização do processo de montagem das lajes e vigas pré-fabricadas tornou-se necessária como forma de garantir a entrega da obra na data planejada e, desta forma, cumprir o compromisso estabelecido com o cliente do empreendimento. Como interferências identificadas à montagem da estrutura, podem-se destacar fatores inerentes ao contexto, como a variedade dos elementos pré-fabricados previstos pelo projeto e a baixo grau de instrução dos operários envolvidos, ou ainda aspectos referentes à cadeia produtiva, como a quantidade e a ordem de fabricação dos componentes, e sua organização em estoques no canteiro de obras, incluindo-se controle, layout, busca e localização. Como consequências, verificou-se, no canteiro de obras estudado, desperdício de tempo nos processos de localização dos pré-fabricados, necessidade de substituição de peças montadas fora de seu correto posicionamento na estrutura, necessidade de adaptações geométricas em lajes alveolares (chanfros e cortes) e replanejamento das etapas subsequentes à montagem. A partir disso, foram apresentadas as medidas implementadas para combater as interferências identificadas: realização de inventários das peças em estoque, concentração do estoque em uma área central, setorizados conforme a aplicação à estrutura, interferências, por parte da construtora, na programação de fabricação e expedição das peças, identificação visual das peças no canteiro e implementação de um estoque intermediário, anexo à obra. Com isso, foi possível verificar que, dentre aquelas apresentadas, a medida implementada que proporcionou melhor desempenho de produtividade foi a identificação visual das peças, seguida da implementação do estoque anexo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79745
Arquivos Descrição Formato
000897353.pdf (4.551Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.