Repositório Digital

A- A A+

Sistema de monitoramento de qualidade com o apoio da tecnologia da informação : uma avaliação da sua utilidade para obtenção de conformidade pelo método de Berr (2010)

.

Sistema de monitoramento de qualidade com o apoio da tecnologia da informação : uma avaliação da sua utilidade para obtenção de conformidade pelo método de Berr (2010)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistema de monitoramento de qualidade com o apoio da tecnologia da informação : uma avaliação da sua utilidade para obtenção de conformidade pelo método de Berr (2010)
Autor Schlatter, Lucas Belloc Nunes
Orientador Formoso, Carlos Torres
Co-orientador Berr, Leticia Ramos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A situação do produto final no âmbito da construção civil tem deixado muito a desejar quanto a sua qualidade. Isso muitas vezes é causado pela falta de um acompanhamento adequado em cada um dos serviços que geram o produto final, ou seja, a baixa qualidade do produto muitas vezes decorre da falta de qualidade nos serviços. O presente trabalho avalia a utilidade de um método de acompanhamento da qualidade das obras, o método de Berr (2010), que busca monitorar a qualidade dos principais serviços executados, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de qualidade e gestão da qualidade, também com a intenção de estabelecer conhecimentos adequados para a realização das coletas. Então, na sequência foi montado um cronograma de coletas a fim de retratar a real situação dos serviços executados na obra, após essas coletas foi feito uma análise dos dados coletados, destacando os pontos fortes e fracos dos serviços. Foi feito um acompanhamento de uma obra através de dois ciclos de coletas, que foram realizadas com o método de Berr (2010) com o auxílio de um PDA, e com o uso do programa previamente desenvolvido chamado MobiHis, este programa gerava ao final de cada coleta um índice de conformidade dos serviços, que foi utilizado para definir a não conformidade dos serviços realizados. Com as informações do primeiro ciclo de coleta, foi feito uma apresentação para a equipe de engenharia da obra, de forma a debater e buscar soluções para todos os serviços, em especial aos menos conformes. Na etapa seguinte do trabalho foi realizado o segundo ciclo de coleta, teve como objetivo avaliar e verificar se ocorreram melhorias atrás da utilização da tecnologia do apoio da conformidade dos serviços. Para adquirir esses resultados foi feita uma nova etapa de coletas na obra sobre o mesmo padrão realizado no primeiro ciclo de coleta, essas coletas geraram novos resultados que foram analisados e comparados com os resultados anteriores, a partir daí se buscou ver a evolução dos mesmos, de forma a avaliar se houve a melhoria de conformidade dos serviços de alvenaria estrutural. Esta última etapa evidenciou o a evolução dos serviços de alvenaria acompanhados durante as coletas, em que a maioria dos serviços com possibilidade de melhoria acabou por ter um acréscimo na sua conformidade, o que evidenciou a utilidade do método de Berr (2010) no auxilio da busco por qualidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79755
Arquivos Descrição Formato
000897364.pdf (3.688Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.