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dc.contributor.advisorCeratti, Jorge Augusto Pereirapt_BR
dc.contributor.authorTamanini, Felipe Amadorpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-31T01:54:58Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79769pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa experimental, que visa avaliar as propriedades mecânicas e volumétricas de um concreto asfáltico (CA), cuja distribuição granulométrica está compreendida nos limites da Faixa I do Caderno de Encargos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Para o estudo foram utilizados agregados provenientes da britagem do granito, extraídos em uma pedreira localizada no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, e ligante asfáltico CAP50/70. Tanto os agregados quanto o ligante asfáltico, foram cedidos por uma empresa de pavimentação desta capital, e coletados diretamente das correias dosadoras e tanques de armazenamento da usina de asfalto. Para os estudos, foi realizada a caracterização dos agregados e do ligante, segundo parâmetros indicados pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) e normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para análise do CA, os ensaios foram realizados no Laboratório de Pavimentação (Lapav) do Departamento de Engenharia Civil da URFGS, seguindo metodologia Marshall, e complementados pelo ensaio de resistência à tração (RT) e módulo de resiliência (MR). Foram determinadas também, as características volumétricas, estabilidade e fluência de uma mistura composta pela granulometria do projeto e teor de ligante de 4,5%, e, efetuada a comparação dos resultados de dano por umidade induzida do concreto asfáltico com CAP convencional, dopado e dopado envelhecido. A partir dos dados obtidos foi possível definir o projeto, atendendo os requisitos exigidos pela Secretaria Municipal de Obras e Viação de Porto Alegre. Ao final da pesquisa, observou-se que o mistura com 4,3% de ligante, 28,7% de brita 1”, 19,1% de brita 3/4" e 47,9% de pó de pedra, apresentou resultados satisfatórios para enquadramento na Faixa I da SMOV, e, em complemento, também à Faixa B do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O CA é aplicável somente às camadas de ligação do pavimento segundo SMOV e DNIT.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleRevestimento asfáltico : caracterização mecânica e volumétrica de concreto asfáltico enquadrado na faixa I da Prefeitura Municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000896850pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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