Repositório Digital

A- A A+

Paredes estruturais constituídas de painéis de PVC preenchidos com concreto : análise das potencialidades do sistema

.

Paredes estruturais constituídas de painéis de PVC preenchidos com concreto : análise das potencialidades do sistema

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Paredes estruturais constituídas de painéis de PVC preenchidos com concreto : análise das potencialidades do sistema
Autor Schmidt, Vinicius Leandro
Orientador Abitante, Ana Luiza Raabe
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A Construção Civil brasileira é caracterizada historicamente como uma indústria de produção artesanal, na qual existem interdependências grandes entre um número elevado de atividades e empresas. Ao mesmo tempo, a mão de obra utilizada, além de em grande número, não está dotada de alto grau de especialização e as soluções de projeto perdem espaço para as improvisações em canteiro. Toda essa conjunção de fatores sempre resultou em baixa produtividade e altas perdas. Com o aumento de competitividade no setor, tais fatores acarretaram em diminuição da margem de lucro, o que obriga à indústria da construção civil que otimize seus processos. O desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e técnicas de produção e gestão, além de benchmarking de casos de sucesso em outras indústrias, têm sido o foco do que se imagina ser a busca pela industrialização do setor. Este trabalho discorre sobre o sistema construtivo Concreto/PVC, o qual se propõe a ser uma alternativa para a produção de habitações. Dado a diversidade de sistemas presentes no mercado, tentou-se identificar em quais pontos a utilização desse sistema se faz diferenciada. Foi também levada em consideração na análise, as percepções de usuários e empreendedores e a viabilidade econômica no uso desse sistema. Buscando-se manter as ressalvas necessárias, com base nas predições da Norma Brasileira de Desempenho, objetivou-se identificar as potencialidades do sistema que se apresenta. Embora as informações apresentadas, por vezes limitadas, não possibilitem a obtenção de conclusões, deixou-se muitos indicativos a respeito das potencialidades do Concreto/PVC. Por todas as razões que estão expostas ao longo do texto, questões como a maior divulgação do sistema, o oferecimento de opções mais diversificadas de perfis (espessuras, cores e texturas), a melhora do desempenho acústico e a solução para o fenômeno de condensação de água nas paredes podem alavancar significativamente as chances de crescimento no uso desse sistema.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79788
Arquivos Descrição Formato
000897536.pdf (1.952Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.