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Estudo aerodinâmico de uma aeronave utilizando mecânica dos fluidos computacional

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Estudo aerodinâmico de uma aeronave utilizando mecânica dos fluidos computacional

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Título Estudo aerodinâmico de uma aeronave utilizando mecânica dos fluidos computacional
Outro título Aerodynamic analysis of an aircraft using computational fluid dynamics
Autor Moschetta, Bruno
Orientador Petry, Adriane Prisco
Co-orientador Awruch, Armando Miguel
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Aerodynamics
[en] AIAA drag prediction workshop
[en] CFD
[en] NASA CRM
Resumo Resultados de simulações do modelo de aeronave NASA Common Research Model, do IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtidos com o pacote comercial de volumes finitos ANSYS® Fluent são apresentados e discutidos neste trabalho. Um estudo de qualidade de malha é realizado utilizando-se a metodologia do GCI (Grid Convergence Index). O trabalho insere-se no contexto de contribuir com a melhoria da capacidade de previsão do arrasto de aeronaves através da utilização de métodos numéricos para a solução das equações da mecânica dos fluidos. Os resultados são validados através da comparação com resultados numéricos e experimentais publicados por outros autores. Os resultados obtidos para o coeficiente de arrasto e de pressão apresentam boa aproximação quando comparados com os obtidos pelos participantes do Workshop e também com resultados de simulações realizadas em túnel de vento.
Abstract Results of numerical simulations of the NASA Common Research Model, from the IV AIAA Drag Prediction Workshop, obtained with the finite volume commercial software ANSYS® Fluent are presented and discussed in this work. A grid quality study is performed using a GCI (Grid Convergence Index) methodology. This work may be considered as a contribution to the improvement of the capacity of aircraft drag prediction using numerical methods for the solution of the fluid dynamics equations. Results are validated through a comparison with numerical and experimental results published by other researchers. Results obtained for the drag and pressure coefficients are in good agreement with those obtained by the Workshop participants and also with simulations carried in wind tunnel tests.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/79790
Arquivos Descrição Formato
000900288.pdf (1.942Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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