Repositório Digital

A- A A+

Clonagem e caracterização parcial do cDNA de uma proteína de Boophilus microplus similar à coronina

.

Clonagem e caracterização parcial do cDNA de uma proteína de Boophilus microplus similar à coronina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Clonagem e caracterização parcial do cDNA de uma proteína de Boophilus microplus similar à coronina
Autor Freitas, Daniela Reis Joaquim de
Orientador Vaz Junior, Itabajara da Silva
Co-orientador Masuda, Aoi
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular.
Assunto Boophilus microplus
Cdna
Clonagem molecular
Resumo O carrapato Boophilus microplus, um ectoparasita hematófago, está presente em áreas tropicais e subtropicais no mundo todo. Atualmente, seu controle é baseado no uso de pesticidas. Para auxiliar no desenvolvimento de novas vacinas para este parasita, é importante compreender melhor sua fisiologia. A coronina, uma proteína de citoesqueleto, pertence à Família das Proteínas G. Está localizada no córtex celular e apresenta várias funções, desde locomoção celular, fagocitose, macropinocitose a ligação de microtúbulos, orientação da polaridade de embriões, citocinese, polimerização dos filamentos de actina e regulação da organização do citoesqueleto. No presente trabalho, o cDNA de uma proteína semelhante a coronina foi isolado de uma biblioteca de cDNA de glândulas salivares de partenóginas por triagem imunológica. A análise de seqüência mostrou que o clone SG5 possui identidade entre 15 e 17% com seqüências de proteínas semelhantes a coronina de outras espécies, como as de humanos e de camundongo, e possui um tamanho de 1.938 pb, com uma suposta ORF de 960 nucleotídeos. Na análise da expressão do gene, verificouse que o mRNA deste gene está presente em ovos e larvas de 15 dias e glândulas salivares, intestino e ovário de teleógina e partenógina; em corpo gorduroso sua presença não foi detectada. Um estudo mais detalhado do papel da proteína semelhante a coronina nas glândulas salivares de B. microplus pode auxiliar em uma melhor compreensão da fisiologia deste parasita.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/7996
Arquivos Descrição Formato
000564087.pdf (363.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.