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Estratégia, indicadores e processos em uma empresa pública de transporte coletivo em massa de Porto Alegre

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Estratégia, indicadores e processos em uma empresa pública de transporte coletivo em massa de Porto Alegre

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Título Estratégia, indicadores e processos em uma empresa pública de transporte coletivo em massa de Porto Alegre
Autor Meneses, Gustavo Vanderlei
Orientador Muller, Claudio Jose
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Avaliação de desempenho
Gestão pública
Planejamento estratégico
[en] Business-process management
[en] Performance evaluation
[en] Public organizations
[en] Strategic planning
Resumo A gestão de empresas públicas e privadas é foco de diversos estudos nos diversos centros acadêmicos. No caso da gestão pública, a lógica do negócio é diferente e necessita de estudos específicos que atendam a suas características peculiares. Mesmo com certas peculiaridades, as empresas públicas também necessitam de uma estratégia bem definida, processos estruturados e indicadores que mostrem aos gestores informações sobre o desempenho da organização. Desenvolvido por Müller (2003), o MEIO (Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações) procurou criar e fortalecer a integração entre o Planejamento Estratégico, Avaliação de Desempenho e Gestão por Processos em empresas de natureza privada. Essa integração se mostra importante no que tange alinhar todos os processos da organização à estratégia e também acompanhar a evolução desses processos para o alcance das metas que levarão ao atendimento dos objetivos estratégicos. O objetivo deste trabalho é contribuir com uma discussão sobre a necessidade de gestão integrada em empresas públicas, tendo como base o MEIO, através de uma pesquisa-ação. A análise da aplicação de um modelo similar ao MEIO, mesmo que parcialmente, na empresa objeto de estudo mostra resultados quantitativos e qualitativos, os quais são analisados e discutidos.
Abstract Many academic studies focus on the management of private and public companies. However, there are a lot of differences in business logic between the private and public sector. Because business logics of public companies contain many peculiarities, they demand special attention and specific studies. The management process of public organizations needs to present a well defined strategy, structured business processes and performance indicators, providing the managers with the required information about the organization’s performance. The MEIO (Strategy, Measures and Operations Model) model, developed by Müller (2003), aims to create and solidify the integration between Strategic Planning, Performance Measurement Evaluation and Business-Process Management in private companies. This integration is very important, since it aligns the business processes with the organization strategy, and also evaluates the evolution of the processes concerned with the fulfillment of strategic objective goals. This dissertation discusses the necessity of having integrated management in public companies. The discussion is based on the MEIO model, using a research-action method. The study analysis was based on the quantitative and qualitative results of a partial application of a model similar to the MEIO on a public company.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8001
Arquivos Descrição Formato
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