Repositório Digital

A- A A+

As políticas públicas de educação de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso 1991/2001 : internalidade e diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos

.

As políticas públicas de educação de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso 1991/2001 : internalidade e diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As políticas públicas de educação de jovens e adultos no Estado de Mato Grosso 1991/2001 : internalidade e diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos
Autor Boff, Leonir Amantino
Orientador Moll, Jaqueline
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Brasil
Educação de jovens e adultos
Ensino público
Ensino supletivo
Escola Estadual de Suplência de 1. e 2. Graus Alternativa.
Escola Estadual de Suplência de 1. e 2. Graus Cleonice Miranda da Silva.
Escola Estadual de Suplência de 1. e 2. Graus Manoel Corrêa de Almeida.
História
Mato Grosso
Política educacional
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos implementadas no Estado de Mato Grosso no período 1991/2001, no contexto da Década de Educação para Todos, sua internalidade, relações e diálogos produzidos com o mundo da vida dos jovens e adultos em três escolas pesquisadas. Embora o Estado tenha desenvolvido projetos temporários de qualificação de professores leigos, ensino médio, e um projeto de alfabetização de jovens e adultos, as políticas de Educação de Jovens e Adultos neste período caracterizaram-se basicamente por uma educação supletiva, ofertada pelas chamadas Escolas de Suplência. Tendo isto como ponto de partida, analisa o projeto de educação de jovens e adultos implementado no Estado, a partir da experiência desenvolvida na execução deste mesmo projeto na cidade de Nova Xavantina – MT, e dentre os projetos de qualificação de professores leigos, analisa o projeto GerAção. Contudo, intensifica a investigação no interior das Escolas de Suplência, entendido como esfera do mundo da vida, buscando compreender os processos produzidos nas escolas e o sentido atribuído pelos jovens e adultos às próprias experiências desenvolvidas nestas escolas. Para isto, usou-se entrevistas com professores, diretores e aplicação de um questionário aberto para um universo de alunos das três escolas pesquisadas. As referências teóricas fundamentam-se no pensamento de Paulo Freire, em parte da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, Anthony Giddens, Gaudêncio Frigotto, e outros. As análises feitas dão conta de que embora o Estado de Mato Grosso tenha desenvolvido uma política de Educação de Jovens e Adultos com base no modelo supletivo, e muito aquém da proposta da Década de Educação para Todos, as Escolas desenvolveram experiências de rompimento e superação ao modelo implantado, tendo como base o diálogo e as negociações. Proponho contudo, a partir de fóruns de diálogos e trocas de experiências, envolvendo os diversos atores da sociedade civil e Estado, construir e intensificar um movimento em defesa de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos mais sérias e coerentes, segundo as exigências do nosso tempo.
Abstract The aim of this research is to analyze the politics of youth and adults education implemented in the State of Mato Grosso during the period of 1991/2001, in the context of the program Education for Everybody Decade, its internallity, relations, dialogues produced by the youth and adult world in three schools. Although the State has developed temporary projects of layman teachers qualification, high school, and a project of literacy for youth and adults, the politics of Education for Youth and Adults, of during this period characterizes basically a supllementary adult education, offered by schools called supplementary. The starting point, analyzes the project of youth and adults education implmented in the State, from the experience developed in the performance of the same project onwards in the city of Nova Xavantina -Mato Grosso, and within the projects of layman teachers qualification, analyzing the project GenerAction. Nevertheless, it intensifies the investigation in the supplementary schools, seen as the world life circle, searching understanding for the produced process and the sense given by youth and adults to his experience developed in the referred schools. For that reason, interviews were made with teachers, principlas and a questionaire was applyed to the students form the three researched schools. The theoretical references are based on Paulo Freire's thought, in part with the Theory of Communicative Action of Jurgen Habermas, Anthony Gidens, Gaudêncio Frigotto, and others. The analyses done show that although the State of Mato Grosso developed an Education of Youth and Adult politics based on the supplementary adult education model, and very distant from the purpose of Education for Everybody Decade, the schools have developed breaking and overpassing experiences in relation to the implemented model, that is based on dialogs and negotiation. I propose that, starting with forums of dialogues and experience exchange, involving the different actors of the civil society and state, to built, and intensify a movement of public politics defense to youth and Adults Education that is more serious and coherent, according to the demands of our time.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/80038
Arquivos Descrição Formato
000332042.pdf (1.616Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.