Repositório Digital

A- A A+

Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório

.

Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar : um estudo exploratório
Autor Cohen, Liliana Alicia
Orientador Sordi, Regina Orgler
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Conhecimento
Criança
História : Ensino e aprendizagem
Psicologia da aprendizagem
[en] Conceptual reconstruction
[en] Previous knowledge
[en] School learning
Resumo A pesquisa intitulada “Os conhecimentos prévios no processo de aprendizagem de conteúdos históricos no contexto escolar” tem o objetivo de indagar indicadores da atividade cognoscitiva das crianças que caracterizem o processo de aquisição de conhecimentos históricos no contexto escolar. Aborda os processos de interpretação de conhecimentos históricos na leitura de um texto ensinado e focaliza sua análise nas relações de significado que as crianças estabelecem entre os conhecimentos prévios à sua disposição e a informação explícita no texto. A pesquisa se referencia na concepção de aprendizagem sustentada nos pressupostos epistemológicos do construtivismo genético, na concepção interacionista do processo leitor e na aproximação à complexidade disciplinar da Históri A pesquisa foi realizada no âmbito de uma escola particular entre os meses de abril a setembro de 2004. Foram observados dois grupos de 6ª série no percurso de uma seqüência de ensino de um conteúdo de História. Após a seqüência, foram realizadas 12 entrevistas clínico-críticas, nas quais as crianças leram e interpretaram um dos textos ensinados. As respostas infantis foram analisadas em função do grau de sistematicidade e organização das relações de significado que foram estabelecidas entre os conhecimentos prévios e a informação explícita do texto. Sua análise mostrou que há uma atividade sistemática de produção de significados, a partir da qual a informação do texto é integrada a um marco de conhecimentos prévios que se organiza e reorganiza na simultaneidade da interação com a informação escolar. Encontramos três níveis de interpretação em função da contextualização das informações e reconstrução da trama narrativa do acontecer histórico. Trata-se de uma pesquisa psicológica, mas na interseção dos problemas vinculados ao conhecimento didático de domínio específico. Em conseqüência, sua relevância na compreensão dos processos de aprendizagem do saber histórico em sala de aula, e como fundamento na elaboração de intervenções de ensino na escola.
Abstract The research entitled The previous knowledge in the learning process of historical contents in the school context aims at questioning the indicators of children’s cognitive activity which characterizes the historical knowledge acquisition process in the context of the classroom. It covers the process of interpretation of historical knowledge in the reading of a text taught in class and focus its analysis on the relations of meaning that children establish between the previous knowledge they had available and the explicit information in the text. This research is based on the learning concept based on epistemological assumptions of genetic constructivism, the interactionist concept of the reading process and the approach to the disciplinary complexity of History. The research was carried on in a private school between April and September 2004. Two 6th grade classes were observed during a teaching sequence of History content. After this sequence, 12 clinical-critical interviews were made in which the children read and interpreted one of the texts taught. Children’s answers were analyzed according to the degree of sistematicity and organization of the relations of meaning established between the previous knowledge and the explicit information in the text.The analysis showed there is a systematic activity of meaning production where the text information is integrated to a previous knowledge framework which is organized and reorganized simultaneously to the interaction with school information. We have found three levels of interpretation regarding the contextualization of information and reconstruction of the narration plot of historical events. This is a psychological research, but it is located in the intersection between the problems linked to the didactical knowledge of a specific domain. Thus its relevance in the understanding of learning processes of History knowledge at school and as a foundation in the elaboration teaching interventions at school.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8019
Arquivos Descrição Formato
000565085.pdf (822.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.