Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.date.accessioned2013-11-12T01:47:02Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1413-6538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/80209pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present refl ections on the pedagogical action and specialized services in Special Education in Brazil. The aim is to discuss trends, characteristics and challenges that feature Brazilian educational services supply as well as the action of specialist teachers. This analysis aims to contribute to the understanding of how educational policies have changed and how these changes took the Special Education Resource Room to a priority service level in the Brazilian educational policy, regarding warranting specialized educational services for students with disabilities, pervasive developmental disorders and high ability/ giftedness. What are the challenges associated with the Special Education Resource Room as a school space and as a pedagogical device? How have contemporary studies been analyzing the recent experiences within the national context? The following aspects are considered in these refl ections: the growth of educational inclusion as a guiding policy for Brazilian education; eligibility for service providing, in terms of legal documents and guidance; academic discussion on the need for advances in Special Education Resource Room’s quality, indicating the necessary dissemination of the produced knowledge and the intensifi cation of its pedagogical outcome in the relations with the educational curriculum and teaching activities in general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2011), p. 59-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSala de recursospt_BR
dc.subjectSpecialized Servicesen
dc.subjectSpecial Education Resource Roomen
dc.subjectEducational Inclusionen
dc.subjectNational Association of Post-Graduation and Researchen
dc.titleAção pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico culturalpt_BR
dc.title.alternativePedagogical action and special education: special education resource room as priority in offering specialized services en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792289pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples