Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPadula, Antonio Domingospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Manoela Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2013-11-15T01:47:02Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/80516pt_BR
dc.description.abstractEsta tese estudou a ligação entre instituição e estratégia, tendo como objetivo caracterizar e analisar a relação existente entre a instituição proeminente na indústria do biodiesel e as estratégias de aquisição de matéria-prima dos produtores de biodiesel da Região Sul do Brasil. Nesse sentido, primeiramente foram levantadas as questões teóricas acerca das abordagens que enfatizam o papel da instituição na formulação e implementação da estratégia e a estratégia como prática social, procurando estabelecer a relação recursiva que existe entre instituição e estratégia. Para tal, a revisão da literatura foi construída com base na compreensão da estratégia sob a Teoria Institucional e da Estratégia como Prática, e do diálogo entre as duas visões, colaborando com a elaboração do framework teórico analítico utilizado na tese. Para o alcance do objetivo, optou-se por realizar uma pesquisa histórica, seguida de um estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram identificar o arranjo institucional, oriundo do Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel – PNPB, que conduz a indústria do biodiesel, as pressões institucionais que incidem sobre as estratégias dos produtores de biodiesel e as mudanças institucionais que ocorrem no arranjo institucional desde o lançamento do Programa, além de possibilitar a caracterização das estratégias de aquisição de matéria-prima. Os resultados indicaram que as pressões institucionais que operam sobre as aquisições de matéria-prima familiar e não-familiar são distintas, sendo que a primeira recebe influências mais diretas da instituição por ser mais regulada. Os principais efeitos da instituição sobre as estratégias de compra de matéria-prima familiar vêm das normas do Selo Combustível Social e dizem respeito à seleção do fornecedor, aos atores envolvidos na formulação da estratégia e a algumas atividades envolvidas na formulação e implementação da estratégia. Já no caso da matéria-prima não-familiar, observou-se uma pressão maior do mercado, sendo que as pressões advindas do arranjo institucional que demonstram ter algum impacto nas estratégias tratam da qualidade e da especificação do biodiesel. Com relação aos efeitos das estratégias sobre a instituição, observou-se que as mudanças ocorridas não foram estimuladas pelas estratégias; entende-se que são uma evolução natural do PNPB e do processo de institucionalização do arranjo. Mesmo não sendo possível relacionar as mudanças institucionais às estratégias, a pesquisa revelou que a relação recursiva entre a instituição estudada e as estratégias de aquisição de matéria-prima para a produção do biodiesel se caracteriza pelos efeitos das pressões institucionais sobre as estratégias e por as estratégias reforçarem e perpetuarem o arranjo existente ao segui-lo e reproduzi-lo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation thesis presents the relationship between the institution and strategy. The aiming was to characterize and analyze the relationship between the preeminent institution in biodiesel industry and the strategies of acquiring feedstock of biodiesel producers located in southern Brazil. First of all the theoretical approaches that emphasize the role of the institution in the strategy formulation and implementation were discussed. We also discussed the role of strategy as a social practice seeking to establish recursive relationship between institutions and strategies. Finally, the literature review was built upon the understanding of the strategy under the Institutional Theory and Strategy as Practice, and the dialogue between these two views, therefore contributing to the theoretical framework development used in this dissertation. To achieve the goal it was conducted a historical survey, followed by a multiple case study. The results showed the institutional arrangement coming from Production and Use of Biodiesel National Program - PNPB, which lead to the biodiesel industry, the institutional pressures above the strategies of biodiesel producers and the institutional changes that occur in the institutional arrangement. It also allowed the characterization of feedstock acquisition strategies. The results indicated that the institutional pressures that operate on purchases of feedstock from family farmers and non-family are distinct; the first group receives more and direct influences of the institution once it suffers the influence of more regulations. because it is much more regulated. The main institutional effects related to the feedstock acquisition strategies from family farmers are regarded to the rules of the Social Fuel Seal. Based on these rules is that will be determined the suppliers selection, the actors envolved in the strategies formulation and also some activities related to the process of those strategies implementation. In the case of non-familiar feedstock there is a greater pressure from the market. Furthermore, the pressures coming from the institutional arrangement that impact the strategies are related to the quality and specification of the biodiesel. With respect to the effects of strategies on institution it was observed that the changes were not stimulated by the purchase strategies, but it is understood as a natural evolution of PNPB and an institutionalization of the arrangement. Although not being possible to relate the institutional strategic changes the survey revealed that the recursive relationship among the institution and the acquiring strategies of feedstock for the biodiesel production is characterized by the effects of institutional pressures on strategies and also by the strategies that strengthen and perpetuate the existing arrangement, by following and reproducing it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstitutionsen
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectStrategy as practiceen
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectRecursive relationsen
dc.subjectEstratégia de aquisiçãopt_BR
dc.subjectBiodiesel industryen
dc.subjectInstituiçõespt_BR
dc.subjectBiodiesel producersen
dc.titleInstituições e estratégia como prática : uma análise das estratégias de aquisição de matéria-prima dos produtores de biodiesel da Região Sul do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000903813pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples