Repositório Digital

A- A A+

Mudança dos valores pessoais ao longo do ciclo de vida das pessoas

.

Mudança dos valores pessoais ao longo do ciclo de vida das pessoas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mudança dos valores pessoais ao longo do ciclo de vida das pessoas
Autor Duschitz, Caroline da Costa
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Escalonamento multidimensional
Mudança
Valores
Valores pessoais
[en] Life cycle
[en] Multidimensional scaling
[en] Personal values
[en] Value change
[en] Values structure
Resumo Esta pesquisa, com caráter conclusivo descritivo, buscou verificar se os valores pessoais mudam ao longo da vida, comparando-se dois diferentes momentos – em torno dos 25 anos e em torno dos 60 anos. Tendo como principal referencial teórico os trabalhos de Schwartz (1992; 2005b) e de Bardi et al. (2009), questionaram-se 106 pessoas que vivem, predominantemente, na região metropolitana de Porto Alegre, através de survey (PVQ-21) aplicada em entrevistas face a face, sobre os valores pessoais hoje e, com perguntas com abordagem histórico-longitudinal, resgataram-se os valores pessoais em torno dos 25 anos. O comparativo intragrupo foge das abordagens que contrastam valores pessoais entre gerações diferentes. Nesta amostra, observou-se a constância dos valores “Hedonismo” e “Conformidade” – diferentemente da teoria que previa que o primeiro teria menor importância com o avançar da vida e que o segundo tornar-se-ia mais importante; portanto, observa-se a busca pelo prazer como constante na vida das pessoas e que, ao longo da vida, as pessoas permanecem respeitando as diferenças de status e as expectativas sociais. Replicando-se achados de outros autores, verificou-se também a grande similaridade e mistura entre os valores “Realização” e “Poder”. Além disso, os valores de “Autotranscendência” e “Abertura à Mudança” estiveram muito próximos nos dois períodos contrastados – o que pode indicar que fazer o bem para os outros pode dar prazer e ser estimulante. Por fim, constatou-se que o nível de escolaridade é uma circunstância que impacta em muitas mudanças de valores e que a mudança do valor “Segurança” foi a mais correlacionada a eventos da vida.
Abstract This conclusive descriptive research aimed to verify whether the personal values change throughout life, comparing two different times - around 25 years and about 60 years. With the main theoretical work of Schwartz (1992, 2005b) and Bardi et al. (2009), 106 people that mostly live in Metropolitan Region of Porto Alegre were questioned, through survey (PVQ-21) applied in face to face interviews, about their personal values today and, with questions with longitudinal-historical approach, were rescued personal values when interviewed were around 25 years. The intra-group comparison differs from approaches that contrast personal values between different generations. In this sample, we observed the constancy of values "Hedonism" and "Conformity" – unlike the theory have predicted that the first would reduce importance with advancing life and the second would become more important; hence, the pursuit of pleasure was understood as a constant in people's lives and that throughout life, people remain respecting the differences of status and social expectations. Replicating the findings of other authors, it was also find the great similarity and mixing between the "Achievement" and "Power". Moreover, the values of "Self-Transcendence" and "Openness to Change" were very close in the two contrasted periods - which may indicate that doing good for others can be stimulating and pleasuring. Finally, it was found that the level of education is a condition that impacts many changes in values and change the value "Security" was the most correlated with life events.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/80517
Arquivos Descrição Formato
000903839.pdf (2.892Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.