Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStephanou, Mariapt_BR
dc.contributor.authorGandolfo, Maria Ângela Pauperiopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:12:49Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8057pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigativo analisa um Curso de formação continuada para professores de Ensino Médio, tendo como temática principal o protagonismo juvenil e a escola. Visou possibilitar a reflexão sobre relações estabelecidas entre escola, professores e jovens, oportunizando um outro olhar e uma outra compreensão das formas de produção das culturas juvenis contemporâneas, das representações sociais sobre os jovens e suas implicações na cultura escolar. O trabalho partiu de uma perspectiva afirmativa que pretendeu dar visibilidade à diversidade/pluralidade das expressões juvenis, em diferentes contextos e experiências, e possibilitar novas relações intergeracionais no espaço da escola. A estratégia metodológica da pesquisa foi a proposição de um espaço de formação continuada para um grupo de cerca de 20 professores que atuam em diferentes escolas da rede pública e privada de Porto Alegre e Grande Porto Alegre/RS, sendo dois terços de professores da rede pública e o restante de professores da rede privada, além de 6 educadores que coordenam projetos sociais junto a jovens. O grupo de pesquisa não foi constituído por uma escolha aleatória, uma vez que procurei contemplar a pluralidade das juventudes e das experiências docentes nas escolas, singulares em cada contexto social. Para o estudo e investigação com os professores, durante a formação continuada, as temáticas propostas foram relativas às Culturas Juvenis Contemporâneas e Escola, didaticamente divididas em dois eixos: Cultura Escolar e conceito de Juventudes, assuntos nos quais autores como José Gimeno Sacristán, António Nóvoa, Miguel Arroyo, Maurice Tardif, Mariano Fernández Enguita, Alberto Melucci, Paulo César Carrano, Marília Spósito, Jorge Baeza Correa, José Machado Pais e Jorge Atílio Iulianelli constituem as principais referências teóricas, sendo contemplado estudo. A temática culturas juvenis contemporâneas, proposta como pauta no estudo investigativo, oportunizou compreender, pelos professores, como as representações da cultura escolar e das culturas juvenis, construídas ao longo dos tempos, influenciam as práticas escolares e, dessa forma, a necessidade de repensar a participação dos jovens no espaço escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis investigative study analyses a Course of continuous training for Senior High School teachers, which tackled the youth empowerment and the school. It aimed to permit the reflection about relations established among school, teachers and young people, making possible another look and another comprehension about the ways of production of the contemporary young cultures, the social representations about the young people and their implication in the school culture. It started from an affirmative prospect which intended to give visibility to the diversity/plurality of the youth expressions, in different contexts and experiences, and to permit new relations between generations in the school space. The research methodological strategy was the proposal of a space of continuous training for a group of about 20 teachers that work in different public and private schools in Porto Alegre and suburbs in RS. Two thirds of the teachers work in public schools and the rest works in private schools, beyond 6 educators who coordinate social projects among young people. The universe of the research was not constituted by a random choice, because it tried to include the plurality of youth and the teaching experiences of the schools, which are peculiar in each social context. For the study and investigation with teacher during the continuous training, the proposed themes were about Contemporary Cultures of young people and School, divides in two topics: School Culture and Youth Concept. Related to these topics, authors like, José Gimeno Sacristán, António Nóvoa, Miguel Arroyo, Maurice Tardif and Alberto Melucci, Paulo César Carrano, Marília Spósito, Jorge Baeza Correa, José Machado Pais and Jorge Atílio Iulianelli, constitute, respectively, the main theoretical references of this study. The theme Contemporary Cultures of Young People, proposed as a guideline in the investigative study, made possible to the teachers comprehend how the representations of the school culture and youth cultures, formed along the years, influence school activity and, in this way, the necessity of reconsidering the young people participation in the school space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectContinuous training for teachersen
dc.subjectSchool culturesen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectYouth culturesen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.titleFormação de professores de ensino médio e (in)visibilidade de experiências de protagonismo juvenilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000566378pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples