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dc.contributor.advisorKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.contributor.authorMüller, Deise Margôpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:12:50Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8058pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação descreve um estudo de multicasos, que teve por objetivo verificar se as reformas curriculares suscitadas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional brasileira (LDB 9394/96), no que refere ao aspecto de formação de um professor crítico/reflexivo, está sendo atendida nos novos currículos dos cursos de Licenciatura em Educação Física. O objeto deste estudo são duas universidades da grande Porto Alegre que trabalham com esta formação de professores há mais de uma década. O trabalho traz a descrição de como foram realizadas as reformas dos currículos das licenciaturas nessas duas universidades, como foi a participação discente e docente, apresentando as mudanças mais significativas encontradas nos novos currículos e descrevendo as possibilidades ali encontradas para a formação do professor crítico/reflexivo. Como apoio teórico foi feita uma revisão das Leis e dos Pareceres pertinentes à formação do professor no Brasil (LDB 9394/96, Parecer CNE/ CP009/2001, Resolução CNE/CP 001/2002 e etc...) e Resoluções pertinentes à Educação Física. Sobre o embasamento dos conceitos e ações, que envolvem a perspectiva de formação de um professor crítico/reflexivo, analisamos autores como Schön, Kincheloe, Tardif, Krahe dentre outros. Foi uma pesquisa realizada sob o cunho qualitativo interpretativo, usando a técnica de estudos de multicasos apresentada por Molina (2004), tendo sido os dados obtidos por entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Na análise dos dados, evidenciamos, a partir dos documentos, mudanças significativas nas propostas curriculares apresentadas, mas, nas entrevistas evidenciou-se que na prática, os professores formadores apresentam muitas dificuldades em se apropriarem das propostas, pois os processos de mudanças foram atribulados e realizadas em tempo restrito. As duas universidades apresentam propostas bem diferenciadas (uma por disciplina e outra por Programas de Aprendizagem), todavia, no produto final, surgem as mesmas evidências: os professores formadores dos futuros docentes apresentam dificuldades na apropriação do novo currículo.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a multicase study, which has as objective verifying if the curriculum reform determined by the organic law for Brazilian education (LDB 9394/96), referring to the formation aspects of a critic/reflexive teacher, are being attended at the Physical Education new courses curricula. This study subjects are two universities from Porto Alegre that form teachers for more than a decade. It shows the description of how the reforms on those universities have been made, how was the teachers and students participation, presenting the most significant changes found in the new curricula as well as describing which possibilities have been found in the critic/reflexive teacher’s formation. As theoretical bases a review about brazilian laws on teacher’s formation (LDB 9394/96, Parecer CNE/CP 009/2001, Resolution CNE/CP 001/2002 and etc...) and the Resolutions on Physical Education were used. To discuss the critic/reflexive teacher’s formation Schön, Kincheloe, Tardif, Krahe and others were studied. It was a qualitative interpretative research using techniques presented by Molina (2004) and the data was achieved from semi-structured interviews and document analyses. The document analyses showed significant changes in the presented curriculum proposals, but the interviews evidenced that in practice, it is different, because they were reforms made in a short time and with many difficulties. Both universities presented very different proposals from each other (one subjects centered and the other by Apprenticeship Programs), but, as their final products emerged similar evidences: professors who teach future teachers present difficulties in the assumption of the new curricula.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectReforma curricularpt_BR
dc.subjectLei de diretrizes e bases da educação nacionalpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleUm olhar sobre as reformas curriculares dos cursos de licenciatura em educação física : adequação legal ou reforma?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000566425pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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