Repositório Digital

A- A A+

Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores

.

Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Qualidade de vida no trabalho no setor bancário : a visão dos gestores
Autor Soares, Sabrina Escopelli
Orientador Carrion, Rosinha da Silva Machado
Co-orientador Souza Júnior, Roberto Tadeu de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Banco
Qualidade de vida no trabalho
Trabalho bancário
Resumo No contexto atual das organizações, a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação. Por outro lado, as mudanças no sistema bancário têm levado à diminuição do quadro de funcionários, ao aumento significativo da carga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas atribuídas aos trabalhadores. Todas essas mudanças repercutem na saúde geral dos funcionários e as organizações cada vez mais procuram oferecer programas de QVT, com objetivo de amenizar os danos causados pelo trabalho. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ponto de vista dos gestores do Banco Beta (BB), mais especificamente das agências de Tramandaí/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS a respeito da QVT, analisando o entendimento acerca do assunto e o que está sendo colocados em prática a esse respeito. Optou-se por uma abordagem qualitativa e o método escolhido foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada na região litorânea do Estado e as agências escolhidas são de estrutura e número de funcionários semelhantes. Em um primeiro momento analisou-se os dados primários obtidos por meio de perguntas abertas focadas no significado de QVT, projetos e participação, desafios e sugestões; e num segundo momento, com base nos dados secundários verificaram-se as Instruções Normativas (IN) da instituição pesquisada e seus reais objetivos. Ao término do trabalho, percebeu-se que há uma carência de informações e divulgação de QVT entre os gestores, bem como a falta de um entendimento mais sólido a respeito do tema por parte dos pesquisados, dificultando o implemento de novos projetos. Concluiu-se que a eficácia e o alcance dos objetivos da empresa quanto às ações de QVT são incertos, e sugere-se que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto, com uma amostra maior de pesquisados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80652
Arquivos Descrição Formato
000900371.pdf (348.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.