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Processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência : estudo de caso no Big Banks

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Processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência : estudo de caso no Big Banks

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Título Processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência : estudo de caso no Big Banks
Autor Gasparotto, Saionara
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Acessibilidade
Inclusão social
Pessoas portadoras de deficiência
Trabalho
[en] Awareness
[en] Deficiency
[en] Inclusion
[en] People
Resumo A luta pela inclusão social das minorias e pelo respeito à individualidade, tem mostrado que a deficiência é uma questão mais presente no cotidiano da sociedade do que se costuma divulgar. No entanto, quando se fala em inclusão, não basta proporcionar a estrutura física dos ambientes sociais ou de trabalho, adequada às Pessoas Portadoras de Deficiência. É preciso eliminar barreiras comunicativas e interpessoais, buscando a igualdade de condições entre todos os envolvidos neste processo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar como está estruturado o processo de inclusão das Pessoas Portadoras de Deficiência aos quadros funcionais do Big Banks. Para tanto, a pesquisa buscou analisar o processo de inclusão de PPDs aos quadros funcionais da Instituição e, identificar o processo de sensibilização e preparação das equipes receptoras deste profissional. Buscou ainda, identificar as sugestões dos funcionários do Big Banks voltadas ao processo de sensibilização desta equipe. Para melhor entender a pesquisa, se apresenta um breve histórico da luta mundial pela inclusão social das Pessoas Portadoras de Deficiência e os principais termos utilizados para abordar a temática na atualidade. A pesquisa é de natureza descritiva, com o método estudo de caso e abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com questões fechadas, aplicado com as equipes de seis agências do Big Banks, situadas na região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados da pesquisa mostram que o processo de inclusão das Pessoas Portadoras de Deficiência aos quadros funcionais do Big Banks apresenta falhas quanto ao processo de sensibilização e preparo das equipes receptoras destes profissionais. Assim, existe a necessidade de ampliação do processo de inclusão de PPDs aos quadros funcionais do Big Banks para além das barreiras estruturais visando melhorar as inter-relações no ambiente de trabalho.
Abstract The struggle for the inclusion of minorities and for the respect of individuality has shown that the disability is an issue more present in the society daily life than it use to be published. However, when talking about inclusion, it is not enough to build a physical structure in the social and work environments, which fits the people with disability. It is necessary to eliminate communication and interpersonal barriers, aiming the equality of conditions among all the people involved in this process. Therefore, this paper main goal is to identify how the inclusion process of disabled people at the Big Banks is structured. In this way, the research aims to analyze the inclusion process of disabled people at the Big Banks, as well as to identify the awareness and preparation of the welcoming staff responsible for the disabled person. It also aims to identify the Big Banks employees suggestions concerning this awareness of the welcoming staff. To understand the research, it is presented a brief history about the world struggle towards the social inclusion of disabled people and about the main terms used to approach this issue nowadays. The research is descriptive, using the case study method and a quantitative approach. The instrument used to collect data was a questionnaire with closed questions, applied to six staffs of Big Banks, located in Porto Alegre metropolitan region. The research results show that the inclusion process of disabled people at the Big Banks presents failures concerning the awareness and preparation of the welcoming staff. Thus, there is the need to increase the inclusion process of disabled people at the Big Banks beyond the structural barriers, aiming to improve the interpersonal relations in the work environment.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80655
Arquivos Descrição Formato
000900372.pdf (666.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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